Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Tire as suas dúvidas sobre a telemedicina
Tire as suas dúvidas sobre a telemedicina - Shutterstock

Saúde

Do mito à realidade da telemedicina: tire suas dúvidas sobre a modalidade

Será que a telemedicina vale a pena mesmo? Especialista responde dúvidas sobre o tema para te ajudar a decidir

Nos últimos tempos, a telemedicina se tornou uma opção na vida de muitos pacientes, especialmente desde a pandemia. Porém, para muitas pessoas, essa modalidade ainda causa dúvidas, ainda mais porque algumas coisas que se ouve por aí sobre ela podem não ser verdadeiras.

Assim, quer saber exatamente como a telemedicina pode ser usada e se ela vale a pena para você no momento? A seguir, o Dr. Fernando Tarter, Médico Responsável Técnico da Vital Help, tira as principais dúvidas sobre o assunto para te ajudar com isso:

Há redução de custos?

Sim. Uma das vantagens é justamente a otimização de recursos, tanto para pacientes quanto para instituições de saúde. Segundo o Dr. Tarter, o atendimento remoto elimina gastos com deslocamento e reduz despesas operacionais em hospitais e clínicas.

“Pacientes ganham em praticidade, com atendimento domiciliar, enquanto instituições de saúde economizam e expandem sua capacidade de atendimento”, explica.

Tem segurança dos dados?

Muitas pessoas se preocupam com a segurança dos dados médicos nesse caso. Porém, em instituições sérias, as consultas são realizadas por plataformas protegidas com criptografia e as práticas seguem as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Exames físicos à distância podem ocorrer?

Já existem dispositivos tecnológicos que permitem a realização de exames físicos remotos, como ausculta cardíaca e pulmonar, otoscopia e oroscopia. No Brasil, ferramentas como o TytoCare já são utilizadas por hospitais, planos de saúde e universidades.

“Com o suporte desses dispositivos, conseguimos realizar avaliações precisas, sem a necessidade de deslocamento”, destaca o especialista.

Rede pública também tem?

Até algum tempo atrás, esse serviço era restrito principalmente a convênios e clínicas particulares. Contudo, hoje em dia as redes públicas de várias cidades já contam com a telemedicina.

Médicos mantêm a qualidade?

Por fim, a ideia de que o atendimento remoto compromete a qualidade da assistência médica também não se sustenta. Os profissionais que atuam na telemedicina são os mesmos que atendem presencialmente, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira

“A telemedicina amplia as possibilidades de atendimento, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos especialistas”, finaliza Tarter.

Mais notícias como essa

Beleza

Saber interpretar os rótulos de cosméticos ajuda a escolher os melhores produtos para a sua rotina de skincare

Beleza

Maquiadora conta todos os truques para conseguir uma maquiagem glow, com aquele efeito brilhante, mas sem parecer que a pele está oleosa

Beleza

Dermatologista compartilha técnicas e dicas de cuidados para manter a pele madura com aparência jovial e saudável

Estilo de Vida

Especialista ensina estratégias práticas para otimizar o seu tempo no trabalho e ser um colaborador mais produtivo