Ninguém escapa de ter um dia de mau humor de vez em quando, não é mesmo? Afinal, parece que às vezes há dias nos quais tudo dá errado ao mesmo tempo e fica difícil manter a alegria e o bem-estar naquele momento. Entretanto, você sabia que alguns hábitos, especialmente ligados à alimentação, podem aumentar ou diminuir a frequência disso?
Pois é! Certos alimentos ajudam na saúde mental, enquanto outros podem até piorar o mal humor. Incluir na alimentação produtos vegetais como laranja, cereais e verduras, por exemplo, auxilia na melhora do ânimo, enquanto outras comidas podem ser prejudiciais nesse sentido.
“Os alimentos que são ausentes de triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina – o hormônio do humor – causam o efeito contrário da felicidade, principalmente se consumidos em exagero. O triptofano está presente em alimentos como soja, leite, iogurte, banana, oleaginosas e feijão”, explica o médico nutrólogo, Dr. Thiago Volpi.
Vale lembrar que isso não quer dizer que esses alimentos não possam ser consumidos nunca, mas sim que deve haver moderação. Quer saber quais outros alimentos podem prejudicar a saúde mental e o mau humor quando comidos em exagero?
O Dr. Volpi lista alguns a seguir:
Processados
Alimentos processados ou com alto teor de gordura costumam acabar aumentando o processo inflamatório no corpo. “Isso eleva o nível de açúcar no sangue. A opção é sempre recorrer a mais alimentos naturais para diminuir o colesterol ruim LDL”, conta o médico.
Chocolate
Isso mesmo, até alimentos conhecidos por aumentarem a sensação de felicidade, como o chocolate, podem ser um problema, dependendo do tipo escolhido. Isso porque os chocolates com baixo teor de cacau, por serem muito calóricos, podem trazer mal-estar e, com isso, o mau humor. A recomendação é optar por versões acima de 70% cacau, para estimular a produção de serotonina no corpo.
Café
Por fim, o especialista explica que, apesar de a cafeína ajudar a acordar o corpo, uma grande quantidade dela pode trazer irritação por conta do aumento da adrenalina.
Fonte: Saúde em Dia