Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Evite esses erros durante a gravidez
Evite esses erros durante a gravidez - Shutterstock

Saúde

4 erros para evitar na gravidez

Alguns hábitos ou ações podem ser bem prejudiciais para mães e filhos durante a gravidez; saiba quais são para poder evitar

A gestação é um momento mágico na vida de muitas mulheres. É um misto de sensações e emoções sem igual. Porém, pode também ser um período de bastante preocupação, já que a mulher grávida costuma querer fazer de tudo para não prejudicar a vida que cresce dentro dela.

Pensando nisso, é muito importante a mulher saber quais hábitos precisam e ações precisam ser deixados de lado ou evitados na gravidez. Assim, a grávida vai ter em mãos mais conhecimento para não causar mal a seu filho (ou até a si mesma) e ficar mais tranquila, sabendo que está seguindo o caminho certo.

Segundo o ginecologista e obstetra Paulo Henrique Di Rocco Santos, existem alguns erros específicos que são bem comuns e podem trazer problemas para mães e filhos durante os nove meses de gravidez. Fique sabendo, a seguir, quais são eles:

Não largar os vícios

Os vícios, como uso de drogas, tabagismo e etilismo são extremamente problemáticos na gravidez, uma vez que podem trazer consequências severas à placenta e ao líquido amniótico.

Malformações do feto também são uma possibilidade. “Podem ocorrer diminuição do crescimento fetal, problemas cerebrais, falta de oxigênio para o feto”, diz o médico do Núcleo M – Centro Médico da Mulher.

Passar por muito estresse

É difícil alguém não ficar nem um pouco estressado com a correria e os desafios do dia a dia atualmente, não é mesmo? Mas, durante a gestação, é essencial manter esse estresse o mínimo possível, não se colocando em situações que possam ser gatilhos para ele e tentando exercitar a calma.

Caso o estresse seja muito grande, ele pode levar a sintomas inflamatórios importantes e, consequentemente, danos à gravidez.

Deixar de lado alimentação e hidratação

No período gestacional, a mulher tem uma demanda calórica e uma necessidade de hidratação maiores. Todavia, o Dr. Paulo Di Rocco explica que há uma confusão entre alimentar-se melhor e comer em excesso, e isso pode complicar a gravidez com patologias como diabetes gestacional.

“Nesse caso, o mais adequado seria ter um acompanhamento nutricional individualizado para atender às necessidades”, comenta. Já com relação a hidratação, é preciso caprichar e entender com um profissional a quantidade diária ideal.

Pular o pré-natal

“O pré-natal é a condução ambulatorial de uma gestante desde a descoberta da gravidez até o momento do parto. Nele, o médico assistente faz todos os exames clínicos e complementares. Eles darão subsídios para avaliação materno-fetal mais adequada, além de diagnosticar possíveis alterações e corrigi-las”, explica o profissional.

Por isso, é tão importante que todas as consultas sejam feitas no momento certo. Durante elas, a mulher ou o casal ainda vão poder tirar suas dúvidas com o médico, o que também é essencial.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos