Na gravidez, é importante prestar atenção às reações do organismo e identificar aquelas que podem prejudicar o bebê. A boa notícia é que, em grandes partes dos casos, é possível solucionar as complicações se você agir com rapidez. Conheça 8 sintomas que aparecem ao longo dos 9 meses e o que eles significam:
1 – 3 meses de gestação
Formigamento nos seios
É normal, pois significa que as glândulas mamárias estão crescendo para produzir leite. Não estranhe se os mamilos ficarem maiores e escuros – tudo isso é ação glandular. Os seios voltam ao normal depois do nascimento do bebê.
Vômitos sem fim
Por conta das alterações hormonais, é comum vomitar durante a gravidez, mas observe se isso ocorre após todas as refeições. Nesse caso, a mãe deve ser medicada para que o bebê não seja afetado por carência nutricional.
Dor ao urinar
Pode indicar infecção na bexiga (cistite), portanto, avise seu médico. Essa doença é fácil de ser tratada. Como precaução, tome bastante água e vá ao banheiro sempre que tiver vontade.
Veja também
Como cuidar da alimentação durante a gravidez
Hipertensão durante a gravidez
Gestação: soluções para 5 problemas muito comuns nessa fase
3 – 6 meses de gestação
Corpo inchado
As futuras mamães tendem a ficar com os pés e tornozelos inchados. Mas inchaços que atingem o corpo todo pedem cautela, pois podem indicar pressão alta, problemas renais e cardíacos, todos prejudiciais à criança.
Contrações com dor
O parto antes da hora começa com contrações acompanhadas de dor intensa. Procure seu médico para que ele avalie se é melhor antecipar o nascimento do bebê ou adiar o parto com medicamentos e repouso.
6 – 9 meses de gestação
Dor de cabeça bem forte e ininterrupta
Se a dor começar na nuca e chegar acompanhada de incômodo estomacal e visão turva, comunique-se com seu médico rapidamente. Esses são sinais de pressão alta que podem provocar eclampsia, doença perigosa que causa sérias convulsões. Para evitar a pressão alta reduza a quantidade de sal nas refeições e faça exercícios físicos leves.
Sangramento
Revela o descolamento da placenta. Consulte imediatamente o seu médico, pois provavelmente o parto deverá ser adiantado.
Bolsa rompida
Um líquido transparente escorreu da vagina? Provavelmente a bolsa rompeu. Ligue para o médico ou corra para o hospital. Esse líquido (amniótico) protege o bebê e continua a ser produzido se o parto for inibido e a gestante fizer bastante repouso. Mas, caso tenha chegado a hora do nascimento, o líquido acelera as contrações, favorecendo o processo.
Consultoria: Salvador Vieira de Souza, ginecologista. Revisão: Michelle Albuquerque