Connect with us

O que você está procurando?

Os hábitos alimentares das grávidas devem ser saudáveis, com base em alimentos naturais, pois isso pode evitar o risco de parto prematuro.
- FOTO: Shutterstock Images

Parto prematuro pode acontecer por má alimentação

Os hábitos alimentares das grávidas devem ser saudáveis, com base em alimentos naturais, pois isso pode evitar o risco de parto prematuro.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Adelaide, na Austrália, confirmou que mulheres que consomem, antes de engravidar, batata frita, biscoitos e outros alimentos ricos em gordura saturada são 50% mais propensas a ter bebês nascidos por parto prematuro, enquanto mulheres que comem alimentos naturais como carnes magras, peixes, frutas, legumes e grãos integrais estão mais protegidas.

O nascimento prematuro é a principal causa de doença e morte infantil e é necessário tomar todo cuidado para evitar esse quadro.

 

Má alimentação aumenta risco de parto prematuro

FOTO: iStock e Getty Images

 

Parto: cesárea ou normal?

A cesárea ainda é a principal forma de partos no Brasil – ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende que apenas 15% dos nascimentos, em cada país, sejam feitos com o método.

Quando realizadas, as cesáreas podem reduzir a mortalidade, porém devem ser feitas somente em último caso, uma vez que a cirurgia apresenta riscos imediatos e em longo prazo, até mesmo para futuras gestações. Entretanto, por ter se tornado um procedimento amplamente realizado, é comum que as mulheres tenham pouca autonomia e escolha ante ao nascimento do filho.

 

SAIBA MAIS:

Exercícios para fazer durante a gravidez

Antidepressivo na gravidez aumenta risco de autismo no bebê

Cabelo e gravidez: tire suas dúvidas!

 

Outra opção de parto que vem ganhando adeptas é o humanizado. “É preciso desmistificar aspectos relacionados ao parto normal como, por exemplo, as inverdades de que a dor é insuportável, a vagina não volta ao tamanho original, perde-se sensibilidade na hora da relação sexual e que o parto é mais traumático”, conta o ginecologista Domingos Mantelli.

Como a gestante tem maior autonomia, é possível que seja feito em casa ou no hospital, no chuveiro ou na banheira. Caso o bebê nasça sem problema, ele é entregue imediatamente à mãe e a amamentação é estimulada na primeira hora de vida do recém-nascido.

 

Consultoria: Domingos Mantelli, ginecologista

Texto: Marisa Sei/Colaboradora

Advertisement

Relacionamento

Durante a Idade Média muitas coisas, no mínimo, bizarras e dolorosas aconteciam. Um instrumento chamado “pera” fez muita gente temer no passado. Entenda!

Relacionamento

Durante a gravidez é preciso ficar atento aos sinais, por menores que sejam podem indicar problemas na gestação. Conheça 8 sintomas e o que eles significam!

Mundo místico

Para começar bem o dia, reze esta belíssima oração do Padre Reginaldo Manzotti. Ela irá trazer bênçãos a tudo o que você fizer

Mundo místico

Neste dia dos pais, agradeça por aqueles que estão ao seu lado independente de laços de sangue. Muito amor aos padrastos que desempenham esse papel com tanto amor!

Estilo de vida

Confira uma lista de alimentos que possuem calorias negativas, ou seja, além de saudáveis, eles ajudam a emagrecer de forma rápida!

Estilo de vida

É comum deixar a dieta de lado quando ela começa a pesar no bolso. Pequenas mudanças de hábito no mercado bastam para aumentar a economia na hora da dieta!

Estilo de vida

Castanhas, nozes, amêndoas e afins compõem o grupo das oleaginosas. Embora sempre sejam vistas como inimigas das dietas por seu elevado teor calórico, se usadas corretamente tornam-se mocinhas!

Estilo de vida

O sono é muito importante para equilibrar o organismo e evitar doenças. Além disso, ele deve ser levado em consideração para quem está de dieta!