O macarrão é uma ótima escolha para aqueles dias que você precisa de uma receita rápida e prática, ou até mesmo para um almoço de domingo ao lado dos familiares e amigos, em que todos se reúnem em volta da mesa para saborearem uma deliciosa massa.
Mas, para preparar essa delícia al dente, à la cantina italiana, é precisa seguir alguns passos importantes para não cometer erros comuns que podem fazer com que ele não saia perfeito.
Se você tem dúvidas sobre como encontrar o ponto perfeito do macarrão, confira algumas dicas que separamos para que sua receita fique perfeita, digna de elogios.
1 – Não coloque sal e óleo na água
Provavelmente você já ouviu falar que é preciso colocar sal e óleo na água antes de ferver para que o macarrão pegue o tempero e não grude, mas na verdade isso está errado! Adicionar o sal antes da ebulição da água atrasa esse processo.
Por isso, você vai deixar a panela mais tempo no fogo, o que é completamente desnecessário. Já o óleo, pode deixar o macarrão com um aspecto pesado e fazer com que o molho não penetre direito na massa.
2 – Ferva a água primeiro
Verifique se a água está fervendo antes de colocar o macarrão na panela. A massa precisa ficar cozinhando em um tempo ideal, pois se ela ficar muito tempo na água poderá passar do ponto e ficar com um aspecto grudento.
3 – Quantidade de água
Coloque bastante água na panela para cozinha o macarrão. É recomendável 1 litro de água para 100 gramas de massa. Aliás, a panela precisa ser grande o bastante para que a massa cozinhe e ‘cresça’. Lembre-se de mexer o macarrão de vez em quando para que ele não grude no fundo da panela.
4 – Está al dente?
Existem duas formas de saber se seu macarrão está no ponto certo, ou seja, nem duro e nem mole demais. O mais comum é o teste da parede, no qual você separa um fio de macarrão e joga na parede com azulejo, caso ele escorregue devagar, ele está al dente. Se a massa fique grudada, passou do ponto. Agora, caso o macarrão caia direto, significa que precisa ficar mais tempo na panela. Esse teste é bom para massas consideradas longas, como o espaguete.
A outra forma para ver se o ponto está correto, e pode ser usado para qualquer tipo de massa, é pegar um fio do macarrão e cortá-lo ao meio. Se ele estiver com um fio branco, ainda está cru. Se não tiver, pode tirar e escorrer seu macarrão!
5 – Escorra a água
Assim que o macarrão estiver al dente, não demore muito para escorrer a água. Se a massa continuar imersa na água quente, ela vai continuar cozinhando e poderá passar do ponto, ficando com um aspecto grudento.
6 – Siga corretamente as ordens das coisas
Para facilitar sua vida na hora de preparar a receite, siga corretamente as ordens das coisas. Então, pique os alimentos e comece pelos processos que demoram mais. O molho branco ou vermelho, precisa estar pronto antes de cozinhar o macarrão, para só finalizar e servir, sem deixar que a massa esfrie e perca a textura.
7 – Não coloque o molho por cima do macarrão
Colocar o macarrão pronto dentro da panela vai fazer com que ele termine de cozer e absorva melhor os sabores, deixando-o muito mais saboroso. No caso do macarrão, a ordem se o molho vai em cima ou embaixo não é questão de opinião, igual com arroz e feijão. Isso fará toda diferença na sua receita.
Agora que você já descobriu as dicas preciosas para preparar sua massa, você nunca mais vai errar ao cozinhar em casa!