No Brasil, muitas pessoas consomem e até preparam receitas vindas de todos os cantos do mundo. E nem é preciso ir muito longe para perceber isso. Afinal, a quem aí não ama saborear um sushi ou testar uma refeição de massas italianas?
São tantos os pratos de fora que os brasileiros adoram que fica até difícil pensar quais deles são os mais buscados no país. Pois foi justamente isso que uma pesquisa da Preply tentou descobrir ao mapear as receitas internacionais mais procurados nos mecanismos de busca no Brasil em 2023.
Para chegar ao resultado, foram utilizados como base os termos em ascensão na ferramenta Google Ads entre janeiro e setembro deste ano para entender as receitas de maior relevância no período. Depois, foi feita uma análise da quantidade de buscas totais de cada uma delas para montar o ranking.
No top 15 das receitas gringas, ganharam destaque países como os Estados Unidos e a Itália. No caso do primeiro, o que chama a atenção dos brasileiros são os doces, como cookies, donuts e waffles. Já do país europeu, o que o Brasil mais pesquisa são pratos clássicos dessa culinária, como o nhoque, a focaccia e o risoto.
A Ásia também garantiu seu lugar no coração e no estômago dos brasileiros, com o yakissoba japonês, a esfirra síria e o tabule libanês. Abaixo, você encontra a lista completa, com os pratos e seus países de origem (no caso de receitas com origem incerta, foi colocado pela Preply o país que a tornou conhecida pelo mundo).
Dê uma olhada e, quem sabe, você pode até encontrar inspiração para suas próximas aventuras na cozinha:
Top 15 receitas internacionais mais buscadas no Brasil
- Brownie (Estados Unidos)
- Fricassé (França)
- Cookies (Estados Unidos)
- Nhoque (Itália)
- Guacamole (México)
- Churros (Espanha)
- Waffle (Estados Unidos)
- Risoto (Itália)
- Donuts (Estados Unidos)
- Yakisoba (Japão)
- Esfiha (Síria)
- Tabule (Líbano)
- Quiche (Alemanha)
- Focaccia (Itália)
- Chipa paraguaia (Paraguai)
Receitas “abrasileiradas”
As buscas online no Brasil em 2023 revelaram como comidas internacionais foram buscadas em peso. Entretanto, isso não quer dizer que os brasileiros não coloquem um pouco do seu toque nesses pratos, viu?
Isso acaba gerando versões das receitas bem diferentes daquelas consumidas nos seus países de origem. No caso dos donuts, por exemplo, o Brasil inova com recheios “gourmetizados”que são a cara do país, como brigadeiro, paçoca ou até goiabada.
Essa regra se aplica a vários outros pratos da lista, já que em quase tudo que tem como colocar recheio ou cobertura, surgem diversas versões “abrasileiradas” com os ingredientes mais amados por aqui.