Os peixes são extremamente benéficos em uma dieta equilibrada e saudável – disso muita gente já sabe. Porém, você sabia que cada tipo desse alimento tem as suas próprias vantagens? Pois é, e é bom saber cada uma delas, para variar entre aqueles peixes que tenham benefícios mais interessantes para você!
E não são só os peixes mais diferentões ou até caros não, viu? Mesmo o atum e a sardinha em lata, opções geralmente consideradas mais em conta, trazem várias coisas boas para a saúde, apesar de pedirem moderação.
Quer saber quais os benefícios e nutrientes dos diferentes tipos de peixes mais consumidos pelas famílias brasileiras no dia a dia? Confira a seguir:
Tilápia
Esse peixe tão consumido pelos brasileiros é bem rico em nutrientes, vitaminas e minerais, sabia? Isso mesmo! Ela é boa fonte de vitaminas do complexo B, por exemplo, sendo ótima para o sistema nervoso, e em potássio, que auxilia na saúde cardiovascular.
Fora que a tilápia ainda tem poucas calorias, então não precisa fugir dela se estiver tentando emagrecer.
Salmão
O salmão é rico em ômega 3 e outros lipídios e pode muito bem fazer parte de uma alimentação saudável. Só tenha cuidado para não exagerar, já que é um pouco mais calórico, mas não deixe de ingeri-lo.
Atum
O atum tem bastante proteínas, ômega 3, minerais e vitaminas, mesmo em sua versão enlatada. Cuidado, porém, se optar por ela, com a quantidade de sódio e mercúrio. É uma opção excelente e barata, entretanto deve ser consumida sem exageros e sempre lavada antes de comer.
Sardinha
A maior vantagem da sardinha está no fato de ela ser rica em cálcio, selênio, ferro, vitamina B12 e ômega 3. São válidas para ela, quando em lata, as mesmas recomendações do atum sobre lavar antes de comer e não consumir em excesso.
Bacalhau
Apesar de ser mais visto apenas na Páscoa, o bacalhau tem vantagens o ano todo! Ele tem alta concentração de ômega 3, ajuda a equilibrar o colesterol e ainda auxilia na saúde cardiovascular.
Truta
Nesse caso, uma boa dica é comer a truta com a pele, pois ela é também é rica em ômega 3 e, portanto, também ajuda com o colesterol e a saúde do coração. Isso sem contar que ela fica bem mais macia e suculenta com a pele mesmo.