Receitas

Hambúrguer faz mal? Veja diferenças entre os diversos tipos

Apesar de ter fama de que faz mal, o hambúrguer nem sempre é ruim para a saúde; entenda as diferenças entre os tipos

Entenda como fazer um hambúrguer mais saudável - Shutterstock

O hambúrguer é uma comida muito amada por todos e bem presente no dia a dia dos brasileiros. Contudo, muitas pessoas têm culpa na hora de comer esse alimento, já que ele pode “fazer mal à saúde”. Mas será que isso é necessário?

De acordo com o Dr. Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o risco não está no hambúrguer em si, mas na frequência e na composição do prato. “Consumido eventualmente e com bons ingredientes, o hambúrguer pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. O problema é quando ele entra na rotina em versões ultraprocessadas, ricas em sódio, gorduras saturadas e aditivos químicos”, afirma o nutrólogo.

Assim, é preciso entender os diferentes tipos de hambúrguer – caseiro, artesanal ou de fast food – e quais deles você pode comer de vez em quando sem medo:

Diferentes tipos de hambúrguer

Primeiramente, a versão de fast food do hambúrguer é a que mais faz mal. Isso porque, na maioria dos casos, ela utiliza carnes processadas, pão ultra refinado e molhos industrializados, o que eleva significativamente o teor de gordura, sódio e calorias.

Por outro lado, o hambúrguer artesanal costuma ter uma pegada mais gourmet, com cortes selecionados, vegetais frescos e preparo na hora. Isso, todavia, não o torna automaticamente saudável.

“Alguns hambúrgueres artesanais são extremamente calóricos, com mais de uma carne, queijos gordurosos e molhos pesados. O artesanal pode ser uma alternativa ao fast food, mas ainda precisa ser consumido com moderação”, alerta o especialista.

Já o hambúrguer caseiro pode ser bem mais saudável. Isso porque você consegue escolher os ingredientes e o preparo. Se ele for feito com carne magra, pão integral, saladas frescas e pouco ou nenhum molho industrializado, ele se destaca como a versão mais saudável.

“Você consegue equilibrar sabor e nutrientes, reduzindo os riscos à saúde. A principal vantagem do caseiro é o controle sobre o que se come”, pontua Dr. Magnoni.

Comer hambúrguer todo dia faz mal?

Segundo o nutrólogo, o consumo diário de hambúrguer, principalmente os de fast food, pode favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumento do colesterol, hipertensão, obesidade e resistência à insulina.

“O excesso de gordura saturada e sódio compromete a saúde vascular e metabólica. Além disso, esse hábito tende a substituir refeições mais completas e nutritivas”, explica.

Assim, para quem ama hambúrguer, a dica é equilíbrio. “Evite consumir mais de uma vez por semana. Prefira preparações caseiras, com ingredientes naturais. E lembre-se: legumes, verduras e frutas continuam sendo indispensáveis no prato”, finaliza o especialista do São Camilo.

Mais notícias como essa

Receitas

Segundo especialista, esses são os 5 segredos que vão te ensinar como fazer um hambúrguer caseiro com sabor de clássico

Saúde

O glaucoma é uma doença crônica e silenciosa, que pode causar cegueira irreversível se não for devidamente tratada

Comportamento

Muitas mulheres sentem uma solidão no período do puerpério; entenda por que isso ocorre e como lidar com o sentimento

Saúde

Após análise de mais de 221 mil mulheres, pesquisa apontou que aquelas que já usaram a pílula apresentaram um risco 26% menor de câncer...

Sair da versão mobile