Receitas

Erva-mate: conheça os benefícios do ingrediente para a sua saúde

Se você ainda não consome bebidas com a erva-mate, como o chá mate e o chimarrão, esse pode ser o momento de começar; veja dicas

Veja como a erva-mate pode te ajudar na saúde e no treino - Shutterstock

Bebidas como o chá mate e o chimarrão são muito conhecidas em diferentes regiões do Brasil. Mas você sabia que além de fazer parte da tradição de norte a sul, a erva-mate também é benéfica para a saúde? Tudo isso graças a presença das saponinas e teobromina em sua composição.

“Os dois antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam no sistema imunológico, no humor e na resistência insulínica, o que pode ajudar a prevenir diabetes. Outro benefício é o auxílio na oxidação das células de gordura, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue”, aponta Fúlvia Hazarabedian, que é nutricionista.

Além disso, a erva-mate ainda é eficaz na hora de potencializar os treinos. Isso porque, assim como o café, ela traz o efeito termogênico da cafeína, acelerando o metabolismo e fazendo com que o corpo gaste mais energia. Nesse sentido, o consumo de bebidas com essa especiaria podem ser ótimas para a perda de peso.

Porém, antes de incluir a erva-mate na dieta, consulte um profissional, pois ela pode não ser a melhor opção para qualquer pessoa. Quem luta contra a falta de sono ou ansiedade, por exemplo, pode ficar acelerado demais por conta da cafeína.

“Obviamente não é a única ferramenta para quem tem esse objetivo, portanto, consultar um profissional continua sendo a prioridade para quem tem objetivos específicos na dieta ou no treino”, alerta a responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo.

Inclua a erva-mate em receitas

Apesar de ser consumida com regularidade por gaúchos e cariocas como bebida, a erva-mate também pode ser utilizada em receitas. Por isso, para usufruir de seus benefícios, é possível criar pratos onde seu sabor fique mais sutil.

“Qualquer pessoa pode conhecer os benefícios da erva com muita criatividade. Você pode fazer muitas receitas com a erva-mate em pó, como panquecas, bolos, brigadeiros e até mesmo pão. O importante é dosar a quantidade e avaliar o quanto o sabor vai aparecer”, finaliza Fúlvia.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile