Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Se você tem mais fome no frio, saiba como não exagerar nos carboidratos
Se você tem mais fome no frio, saiba como não exagerar nos carboidratos - Shutterstock

Receitas

Dicas para comer menos carboidratos nos dias de frio

O corpo humano deseja mais carboidratos nos dias de frio, mas tem como evitar comer demais no inverno por conta da fome e fugir da dieta

Nos dias de frio, muitas pessoas percebem uma fome maior e, mais especificamente, uma vontade de comer carboidratos, como massas ou pão, por exemplo. E, como, muitos pensam que esses alimentos são os vilões para o emagrecimento, isso pode parecer um grande problema.

Primeiramente, é preciso explicar que há um motivo para essa vontade nas épocas mais frias. As temperaturas mais baixas ativam estímulos cerebrais que buscam acumular energia e aumentar os níveis de serotonina no organismo. E qual a chave para isso? Os carboidratos.

Além disso, é necessário entender que os carboidratos não têm o poder de “engordar” alguém ou de impedir o emagrecimento por si só. Inclusive, segundo a nutricionista Isabela Xavier, dentre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), o nutriente com maior densidade calórica por grama são os lipídios, também conhecidos como gorduras.

“Cada 1 grama de lipídios possui 9 kcal, enquanto proteínas e carboidratos possuem 4 kcal por grama”, afirma a especialista. Isso sem contar que, ao escolher os carboidratos que vai comer, você pode optar por aqueles que são menos calóricos.

Contudo, assim como com outros grupos de alimentos, se você exagerar nos carboidratos, pode realmente ser um problema. Por isso, veja a seguir dicas para combater aquele desejo de comer muito mais carboidratos no frio:

Coma mais fibras e proteínas

O corpo busca mais carboidratos no frio para conseguir um estoque de energia para se manter esquentado. Porém, esses alimentos são de rápida digestão – ou seja, não saciam por muito tempo, ao contrário do que ocorre quando você come também proteínas e fibras.

“Adicionar as fibras ou as proteínas, que possuem uma digestão mais lenta, parece ser uma boa estratégia para aumentar a saciedade e diminuir o apetite nesta época do ano”, explica a endocrinologista e metabologista Dra. Paula Pires. Dessa forma, você ainda come os carboidratos, mas não vai querer exagerar neles.

Não esqueça dos treinos

Mesmo nos dias mais frios, lute contra a preguiça de treinar. Isso vai, como muitos sabem, ajudar a queimar calorias, ajudando no emagrecimento. Além disso, os exercícios ainda estimulam a produção de serotonina, o que quer dizer que a vontade de comer carboidratos não vai ser tão grande.

Não fuja da dieta, mas não restrinja demais

A Dra. Paulo alerta que é preciso tentar não fugir muito da dieta nos dias de frio. Não há problema em fazer isso de vez em quando, porém depois é preciso voltar à rotina. Entretanto, como explicado pelo nutrólogo Fernando Cerqueira, não é preciso restringir totalmente a dieta, apenas se preocupar com a frequência e as quantidades.

 “Podemos comer massas, tortas, pães, bolos, carnes mais gordurosas, e até tomar aquela taça de vinho, mas sempre em quantidade menor, a fim de saciar a fome e não de sair com a sensação de estufamento”, explica.

Ele recomenda também utilizar massas integrais, molhos sem muito queijo e manter pelo menos uma porção de salada, que sempre faz com que tenhamos mais saciedade. Consumir bastante água também é importante para hidratar durante o tempo seco e auxiliar na sensação de saciedade.

Fonte: SportLife

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Existem vários direitos do consumidor que podem te ajudar em situações do dia a dia e você nem sabia que tem; confira alguns deles

Beleza

Especialista explica os benefícios prometidos pela rinomodelação o como o processo é menos invasivo do que a rinoplastia

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes