Receitas

7 cuidados para esquentar os alimentos no micro-ondas

Nutricionista esclarece dúvidas e dá orientações para usar o micro-ondas de forma mais segura e saudável

O micro-ondas pode afetar a qualidade dos alimentos - Foto: Shutterstock

Opção para quem prefere a praticidade do dia a dia, a utilização de forno micro-ondas já levantou questões polêmicas quanto à qualidade dos alimentos e a garantia de saúde dos usuários em razão do seu funcionamento. 

O micro-ondas funciona através da emissão de ondas eletromagnéticas que penetram nos alimentos, aquecendo conforme as moléculas de água se agitam intensamente no interior do produto que sai quentinho, pronto para o consumo.

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Uniderp, Érica Caroline Feitoza, explica que existem medidas que ajudam a conservar os alimentos, como a escolha do material do recipiente e o próprio aquecimento, que deve ocorrer de maneira uniforme. 

“Alguns plásticos, quando aquecidos, podem liberar o bisfenol A (BPA) e os ftalatos, que potencialmente podem causar problemas de saúde a longo prazo. Essas substâncias têm sido associadas a distúrbios hormonais e a outros problemas de saúde”, pontua Feitoza.

Assim, para te ajudar a utilizar o micro-ondas com segurança, a especialista elencou algumas dicas para manusear e esquentar corretamente os alimentos no aparelho. Veja abaixo:

Atenção ao recipiente

Use recipientes adequados, preferencialmente de vidro, cerâmica ou plástico seguro para micro-ondas, que tenham a indicação “livre de BPA”. Os plásticos que contém os números 1, 2, 4 e 5 no símbolo de reciclagem são considerados mais seguros para aquecimento.

Use tampas adequadas

Cubra os alimentos com uma tampa ou filme plástico próprio para uso em micro-ondas, em ambos é necessário ter uma abertura para saída do vapor. 

Aqueça o alimentos em intervalos

Faça intervalos durante o aquecimento para homogeneizar o alimento garantindo que seja aquecido uniformemente;

Siga sempre as instruções

Para preservar a qualidade dos alimentos, siga sempre as orientações do fabricante do recipiente e só utilize utensílios apropriados para micro-ondas. 

Não use recipientes de isopor

Bandejas de isopor como a carnes e frios, por exemplo, são inadequadas para uso no micro-ondas, pois não são resistentes ao calor. Dessa forma, elas podem derreter e contaminar os alimentos.

Deixe a porta aberta após o uso

Para evitar os focos de ferrugem no aparelho, após a utilização deixe a porta do micro-ondas aberta por uns minutinhos, até sair o vapor. 

Não use produtos químicos no aparelho

Cloro e produtos químicos podem se instalar nas paredes do forno, por isso, evite utilizá-los na limpeza do aparelho. Além de prejudicar a vida útil do micro-ondas, os componentes podem contaminar os alimentos.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile