Já aconteceu de você quebrar um ovo, colocá-lo junto com os outros ingredientes e apenas depois perceber que ele estava estragado? Essa situação frustrante é muito comum, tanto é que muitas pessoas começam a abrir os ovos em um copo ou xícara primeiro, para não passar por isso.
Muitas vezes, se percebe que o ovo está quebrado após quebrá-lo e sentir o odor desagradável, que mostra a sua deterioração. Entretanto, você sabia que há outras formas e, inclusive, dá para saber antes mesmo de abrir o ingrediente?
De acordo com Mateus Araújo, do Controle de Qualidade da Tijuca Alimentos, é essencial observar diversos aspectos para determinar a qualidade de um ovo. “Avaliar a qualidade de um ovo envolve uma análise criteriosa que vai desde sua aparência externa até o estado que se encontra após quebrado”, explica.
Dicas para saber se o ovo está bom
Às vezes, só pela casca do ovo já é possível perceber que há algo de errado com ele. Ela deve, assim como a cutícula do ingrediente, estar limpa, lisa e sem rachaduras. Se ela estiver rachada, o item pode ter sido danificado durante o transporte ou em algum outro momento, perdendo sua qualidade e segurança.
Já sobre as partes de dentro do ovo, a clara precisa ser límpida e translúcida, consistente, sem manchas ou turvação e com as calazas intactas (mantendo a gema centralizada). A gema, por sua vez, pode ser mais amarela ou mais alaranjada.
O teste de ovoscopia (lanterna)
Para saber se um ovo está estragado antes mesmo de quebrá-lo, esse truque é essencial. É só usar uma lanterna (como a do celular), segurando o ovo contra a luz.
Se o ovo estiver fresco, a gema aparecerá centralizada e sem manchas escuras, e todo o interior ficará iluminado. Já se for velho, a gema poderá estar descentralizada ou apresentar manchas escuras, e a clara poderá estar turva ou com bolhas de ar.
Vale ressaltar que a gema deve ser visível à ovoscopia, contudo somente sob forma de sombra, com contorno aparente. Pode mover-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central, sustentada pela calaza. Uma gema muito líquida ou muito dura não é um bom sinal.
Armazenamento adequado é essencial!
Uma das razões pelas quais os ovos podem estragar é o armazenamento inadequado. Por isso, é essencial saber como guardar bem esses alimentos.
Recomenda-se mantê-los na geladeira, na parte mais fria, em um compartimento específico para ovos, com a ponta mais fina voltada para baixo. O consumo ideal deve ocorrer dentro de 25 dias após a data de postura.