Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como identificar se o azeite de oliva é falsificado para se proteger contra fraudes no momento da compra
Aprenda a identificar azeite de oliva falsificado - Foto: Shutterstock

Receitas

Azeite adulterado: veja dicas para evitar fraudes

Saiba como identificar se o azeite de oliva é falsificado para se proteger contra fraudes no momento da compra

Após identificar um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeite de oliva fraudados, o Ministério da Agricultura e Pecuária determinou o recolhimento de dez marcas de azeite extra virgem impróprios para consumo.

As marcas que foram retiradas dos mercados varejistas e atacadistas são: De Alcântara, Vincenzo, Terra de Óbidos, Serra Morena, Az Azeite, Almazara, Don Alejandro, Escarpas das Oliveiras, Mezzano e Uberaba.

A medida cautelar é desdobramento da operação Getsêmani, deflagrada ao longo deste mês. O ministério orienta aos consumidores que tenham adquirido azeite dessas marcas para que não os consumam e que peçam a troca dos produtos.

Como evitar fraude?

O azeite de oliva é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. A fraude mais comum é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais.

Sendo assim, é importante adotar certos cuidados no momento da compra para evitar adquirir um azeite falsificado. Abaixo, você confere algumas dicas para identificar problemas com o produto.

1. Preço

Produtos abaixo da média do mercado podem indicar algum tipo de alteração na mistura, assim desconfie de produtos muito baratos.

2. Composição

Esteja atento aos ingredientes contidos no produto. O azeite de oliva adulterado geralmente é diluído em outras fontes de gordura, como óleo de soja.

3. Aroma

O aroma é a forma mais simples de verificar se o azeite é falso. O extra virgem é produzido a partir de azeitonas frescas, logo, ele tem cheiro semelhante ao fruto.

4. Fabricação

Verifique a procedência do azeite no rótulo, além da data de fabricação e envase. Opte por produtos com o lote mais recente e evite comprar o produto a granel. 

5. Embalagem

Evite comprar azeite em vidro mais claro ou transparente. Esses produtos são alocados apenas em vidros escuros para que o óleo não oxide quando em contato com a luz.

Como economizar?

O preço do azeite de oliva vem subindo nas gôndolas dos supermercados nos últimos meses. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o produto aumentou 37,76% em 2023. 

Para quem pretende investir em um bom azeite extra virgem para acompanhar o tradicional bacalhau, uma dica é pesquisar os preços antes de realizar a compra e/ou substituir o produto por outros tipos de óleo, como gergelim, coco, dendê e amendoim.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos