Em dias quentes todos nós sofremos muito. Ficamos ofegantes, suamos, nossa temperatura corporal aumenta e uma água bem geladinha parece a única salvação. Se nós, meros humanos sofremos no verão, imagine nossos bichinhos!
Portanto, tomar algumas medidas e redobrar os cuidados é fundamental para manter o bem-estar do nosso pet no calor, viu? Para ajudar com isso, chamamos a veterinária Camila Dias, que dividiu dicas incríveis para o seu animalzinho se sentir mais fresco e confortável. Veja só:
Proteja as patinhas
Levar seu pet para passear quando o sol está pesado não é uma boa ideia, viu? Antes de colocar seu amiguinho de quatro patas no chão, verifique se o asfalto está muito quente.
Para isso, aposte na regra dos cinco segundos: coloque sua mão no asfalto por cinco segundos e se estiver muito quente, quase insuportável, o passeio não é uma boa ideia naquele momento. Escolha outro horário mais ameno.
Para evitar queimadura e rachadura, a veterinária recomenda passar protetor solar na patinha antes da caminhada, e, depois, hidratá-la com bálsamo.
Qual é o melhor horário para passear?
O horário do passeio ajudará o bichinho a ficar mais fresquinho. Geralmente, das seis até oito da manhã ou no finalzinho da tarde costumam ser os melhores períodos, pois evitam a hipotermia — aumento da temperatura que pode levar ao choque térmico.
A especialista em saúde animal recomenda ainda que você opte por passear na grama ou em parques com seu cão. Já se for gato, é melhor passear a noite, porque eles têm o instinto noturno. Só cuidado com o local escolhido! Além disso, não se esqueça de levar água para poder refrescá-lo sempre que necessário.
Aliviando o calor dentro de casa
Geralmente, os pets vão para ambientes mais frescos da casa, como o chão, mas, dependendo da temperatura, isso não será suficiente. "O legal é optar por um tapete gelado, que ao entrar em contato com o animalzinho, automaticamente irá resfriá-lo", aconselha a veterinária.
Por fim, Camila relembra ainda a importância de deixar vários potes de água pela casa para o pet ir se hidratando ao longo do dia. E sobre o hábito de dar pedras de gelo para o animalzinho, ela adverte: "ajuda, mas nem tanto! Dar em dias alternados está ótimo, pois abusar na oferta de gelo pode levar a um resfriado, por exemplo".
Fonte: Camila Dias, médica veterinária.