O ronronar é um som muito conhecido pelos tutores de gatos. Afinal, os bichanos muitas vezes têm o hábito de fazer esse som. Entretanto, muitas pessoas ainda não entendem exatamente todos os significados que esse comportamento pode ter e de onde ele surge.
Bruno Alvarenga, professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explica que o fenômeno é um som característico dos gatos, que ocorre em uma frequência de 25 a 30 Hz. Segundo pesquisas, o som é possível por conta de “almofadinhas” nas cordas vocais dos bichinhos.
Mas, afinal, quais podem ser as razões desse comportamento? Veja a seguir 4 curiosidades sobre o ronronar dos gatos:
Ronronar é sinal de felicidade
Na maioria das vezes, o ato de ronronar tem a ver com um estado de bem-estar e saúde do gato. O som está ligado ao bom funcionamento do sistema imunológico do pet e, por isso, muitos tutores ficam bem felizes ao ouvirem seus gatinhos ronronando.
“O gato que ronrona expressa contentamento, reforçando a relação benéfica que existe entre ele e seu tutor. Essa troca de carinho e companhia é mutuamente vantajosa, promovendo bem-estar tanto físico quanto mental para ambas as partes”, destaca Bruno.
Mas não ronronar não necessariamente é algo ruim
Entretanto, se você leu a curiosidade acima e já ficou preocupado porque seu gato não tem o hábito de ronronar, não é preciso se sentir assim! A falta do comportamento nem sempre é motivo de alarme.
“Muitos gatos não ronronam simplesmente porque não aprenderam a fazê-lo. O importante é garantir que o ambiente do animal seja saudável e seguro, promovendo uma relação feliz e equilibrada entre o gato e seu tutor”, comenta o especialista.
Ronronar em momentos de desconforto
Apesar de geralmente ser um bom sinal, o ronronar também pode aparecer em momentos de desconforto, justamente porque os gatos usam o som para se acalmar. Nesses casos, ele pode vir junto de vocalizações de pedido, solicitando comida ou atenção.
“Os gatos são mestres em condicionar seus tutores. Muitos combinam o ronronar com miados para conseguir o que desejam, seja um petisco ou água fresca da torneira”, comenta o professor.
De onde vem esse comportamento
Outra das curiosidades sobre o tema é que o comportamento de ronronar é, em grande parte, aprendido pela convivência com a mãe nos primeiros dias de vida. Segundo o docente do CEUB, as gatas ronronam para se comunicar silenciosamente com seus filhotes, evitando chamar a atenção de predadores.
“Filhotes que não tiveram contato com a mãe ou que pertencem a linhagens menos domesticadas podem não aprender a ronronar, ou o fazem de maneira menos evidente”, finaliza.