Pets

Passeio com o cão: saiba como aproveitar essa oportunidade ao máximo

O passeio com o cão é um momento muito importante para sua saúde e para ensiná-lo certas coisas, e usar petiscos pode ajudar com isso

Veja como tornar o passeio com o cão mais produtivo - Shutterstock

Dar um passeio com o seu cão não é apenas fazer uma vontade dele, algo que ele gosta, mas também uma oportunidade de ajudar na saúde e no bem-estar do animal, assim como fortalecer o vínculo entre tutor e pet.

“O passeio é uma das experiências mais estimulantes para os cães, em que eles podem explorar os sentidos, com novos cheiros, interagir com outros animais e pessoas, além de liberar energia acumulada, o que contribui para o bem-estar mental e físico.

Isso sem contar que é um ótimo momento para educar e treinar seu cão de certas formas, especialmente usando o reforço positivo em forma de petiscos. Veja a seguir como:

Petiscos no passeio com o cão

Durante o passeio, por mais que seja algo que o cão curte, ele nem sempre vai ter um comportamento adequado. Isso pode ocorrer pela excitação excessiva, pela ansiedade ao encontrar outros animais ou até pela desobediência. “É aí que entra o reforço positivo, para garantir que o passeio seja mais prazeroso e harmonioso”, explica a médica-veterinária e gerente de produtos da Pet Nutrition, Bruna Isabel Tanabe.

O reforço positivo é uma técnica eficaz de treinamento que tem como objetivo ensinar ao pet os comportamentos desejáveis. Os petiscos são uma ferramenta de recompensa que “diz” ao animal o que o tutor espera dele diante daquela situação.

“Durante a caminhada, sempre que o cão seguir um comando, como “sentar”, “ficar” ou “andar” ou se comportar de maneira calma diante de um estímulo, como outro animal ou pessoa, oferecer um petisco como recompensa ajuda a reforçar esses comportamentos”, diz a profissional.

Assim, o pet vai repetir essas ações no futuro, assim como ter mais confiança em seu tutor. “O cão associa o comportamento correto a algo positivo e prazeroso, como a recompensa do petisco, tornando o aprendizado mais eficaz”, conta a especialista.

Os petiscos também podem ser usados como um complemento energético durante ou após o passeio. Porém, lembre-se que esses petiscos precisam ser de qualidade. Há, inclusive, aqueles que trazem benefícios para os pets, como petiscos naturais, ricos em proteínas ou até mesmo petiscos funcionais. Nesse sentido, sempre siga as instruções de médicos-veterinários sobre tipos e quantidades.

Mais notícias como essa

Saúde

Veja como melhorar seus hábitos, fortalecer sua saúde e ter mais qualidade de vida

Casa & Decor

Veja como se livrar deste problema com produtos que você tem em sua casa

Estilo de Vida

Se você está no modo cansada de buscar um amor, onde há ansiedade com as mesmas atitudes: você pode estar com dating burnout

Entretenimento

Filme dirigido por Marco Dutra reúne nomes como Danilo Grangheia e Betty Faria no elenco e chega aos cinemas dia 30 de outubro

Sair da versão mobile