Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Coisas que o seu cão não gosta que você faz
Coisas que o seu cão não gosta que você faz - Shutterstock

Pets

10 coisas que você faz e o seu cão NÃO gosta

Mesmo que tentando agradar, muitos tutores acabam fazendo coisas que o seu cachorro não gosta; saiba quais são elas

Se você é tutor de um cãozinho, com certeza faz de tudo para agradá-lo e deixá-lo o mais alegre e confortável possível. Porém, mesmo quando tentando acertar, muitas pessoas acabam tendo atitudes que o seu pet não gosta e que incomodam eles ou mesmo atrapalham seu bem-estar.

Para não cair nesses erros, o mais importante é sempre tentar saber mais sobre o que é bom para os cães ou não, tanto com especialistas como em fontes confiáveis na internet. Assim, você melhora como tutor a cada dia.

Para começar, que tal aprender 10 coisas que o seu cachorro NÃO gosta que você faça? A médica veterinária Aline Ambrogi as explica a seguir:

Oferecer alimentos que não são apropriados para cães

Segundo a médica, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), os alimentos para cães precisam ser balanceados e analisados com um especialista, e a maioria dos que comemos não são indicados para eles, principalmente embutidos, frituras e doces.

“Faz parte do instinto canino pedir comida o tempo todo, já que os antepassados caninos não tinham alimentos a disposição, então eles carregam essa característica genética. Isso não quer dizer necessariamente que eles tenham fome o tempo todo. Cabe ao dono a responsabilidade da dieta adequada, sem exageros”, explica Aline.

Deixá-lo sozinho

Cães são muito sociáveis e precisam de companhia. Deixar seu cão por muitas horas sozinho pode levar a desencadear transtornos de comportamento.

Deixá-lo ficar sem atividade física

Muitos tutores “pulam” os exercícios do cão por várias razões, principalmente quando têm uma rotina agitada. Entretanto, o animal deve sempre fazer atividades físicas diariamente para manter a mente ocupada e ficar mais calmo e relaxado.

Colocar coleiras que incomodam

As coleiras devem ser adequadas para o porte do animal e não machucar na hora dos passeios.

Colocar roupinhas, adereços e fantasias

Os cães se sentem muito incomodados com roupas e adereços que machucam. “Sendo assim, caso escolha o uso de roupinhas, opte por tecidos macios como malha, algodão e soft”, diz a médica-veterinaria.

Dar abraços e beijos em excesso

Os abraços e beijos só devem acontecer se o cão ficar tranquilo com a situação e estiver acostumado. Jamais force o carinho.

Dar broncas, estressar e gritar

Os cães conhecem muito bem seus donos e percebem a mudança de humor e no tom da voz. Gritos e brigas podem ser gatilhos para ansiedade e o animal pode até tremer e se esconder quando sente medo.

Fazer barulhos altos

Os animais têm a audição bem sensível e podem ter muito medo quando ouvem barulhos altos, correndo o risco de ficarem agitados e até escaparem. Ou seja, tome cuidado com esse tipo de situação.

Dar banhos demais

Cachorros não podem tomar banhos demais e nem de menos. O indicado seria, de acordo com a especialista, no máximo uma vez por semana e no mínimo uma vez ao mês.

Humanizar os animais

Cães sentem a necessidade de serem cães, ou seja, de poderem correr, caçar e brincar. Tirar essas características pode deixá-los ansiosos e com inúmeros transtornos de comportamento, afetando até a saúde do animal.

Agora que você sabe as coisas que o seu cachorro não gosta que você faça, vai conseguir deixar ele muito mais feliz!

Mais notícias como essa

Receitas

Entenda a diferença entre os tipos de óleo de cozinha e saiba como utilizar o ingrediente para preparar pratos deliciosos

Saúde

Sentiu tontura do nada no meio do dia? Especialista explica o que fazer e quando se preocupar com o sintoma ou não

Saúde

Médico explica quais são as causas do refluxo gástrico e formas de lidar com o problema

Finanças e Empreendedorismo

Economista explica os perigos do vício em jogos de apostas esportivas e como isso tem impactado famílias de baixa renda brasileiras