Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda melhor sobre a doação de sangue pet
Entenda melhor sobre a doação de sangue pet - Shutterstock

Pets

Doação de sangue pet: veja importância e cuidados necessários

Você sabe quais os critérios para saber se um pet pode fazer doação de sangue? Descubra aqui e saiba a importância da prática

Você sabia que, assim como os seres humanos, os cães e gatos também podem doar sangue e ajudar outros bichinhos que estejam precisando dele? Isso mesmo! Existem bancos de sangue que fazem essa coleta e armazenamento do sangue de animais doadores.

A doação de sangue pet é muito importante, uma vez que transfusões podem ser necessárias em casos de cirurgias, anemia, hemorragias, problemas de coagulação, entre outros. Segundo a médica-veterinária Carolina Soares Soeiro, a determinação de se um sangue será correto para um pet acontece de forma um pouco diferente do que no caso dos humanos.

“Em cães e gatos, não é realizado teste de tipagem sanguínea, pois os cães apresentam muitos tipos sanguíneos diferentes e o custo é muito alto. Então, só é realizado um teste, que se chama teste de compatibilidade sanguínea. Isso vai garantir que o sangue do doador seja compatível com o do receptor”, explica ela, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Max Planck (UniMAX).

Ademais, realizam-se exames prévios, para garantir que o animal doador não tenha alguma doença que possa comprometer a saúde do receptor.

Cuidados para a doação de sangue pet

Se você quer levar seu pet para doar sangue, é preciso saber algumas informações. A primeira é o local certo no qual isso deve ocorrer. De acordo com Carolina, o adequado é levar o bichinho sempre em laboratórios confiáveis que tenham centros de bancos de sangue.

Além disso, para seu pet poder ser doador, ele deve estar dentro de certos critérios, criados para garantir a saúde e bem-estar do animal doador e do receptor.

“Normalmente, os animais precisam ser adultos (1 a 8 anos) e saudáveis. Os cães precisam pesar a partir de 25 kg e os gatos a partir de 4 kg. Precisam ter vacinação e vermifugação em dia”, comenta a especialista. As doações podem ocorrer a cada três meses.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Especialista dá dicas sobre saúde íntima e explica como casais podem cuidar dessa parte de suas vidas juntos

Estilo de Vida

Especialista reúne dicas práticas para treinar em casa e se manter ativo mesmo no período de descanso

Saúde

Condição não contagiosa, o vitiligo pode ser desencadeado ou agravado por fatores emocionais