A adoção de um novo pet é um momento especial para a família, porém é preciso responsabilidade e atenção para cuidar de um novo animal em casa. Seja cachorros ou gatinhos, os pets exigem dedicação e muita paciência dos tutores para lidar com as suas particularidades. Além de introduzi-lo na rotina da família e adaptá-lo ao ambiente, quem já tem um pet em casa também deve acostumá-lo com esse animal.
Fatores como sexo, raça e idade podem dificultar ou facilitar a adaptação entre ambos, mas algumas estratégias ajudam a tornar o processo menos complicado. Assim, a pedido do Alto Astral, a médica-veterinária Marina Tiba, gerente de produtos da unidade pet da Ceva Saúde Animal, compartilhou sete dicas para introduzir e adaptar um novo pet em casa sem estresse. Confira!
Introduza o pet gradualmente
Comece com encontros breves e supervisionados entre os pets, aumentando gradualmente o tempo de interação à medida que os animais se tornam mais confortáveis uns com os outros.
Espaço seguro
Proporcione ao novo pet um espaço próprio onde ele possa se retirar e se sentir seguro sem ser incomodado pelos outros animais de estimação da casa.
Troca de cheiros
Antes do encontro físico, permita que os animais se familiarizem com o cheiro um do outro, trocando itens como cobertores ou brinquedos.
Recompensas positivas
Use petiscos e elogios para recompensar comportamentos calmos e amigáveis durante as interações entre os animais.
Mantenha a calma
Os animais de estimação percebem o estado emocional dos tutores. Manter a calma e transmitir segurança pode ajudar a aliviar o estresse dos pets.
Evitar competições
Assegure-se de que há recursos suficientes, como tigelas de comida e água, camas, brinquedos e banheiros, para todos os animais, evitando disputas.
Observação contínua
Monitore as interações entre os animais e esteja atento (a) a sinais de conflito entre os pets.