Pets

Caminhar com o pet: saiba como se exercitar com o seu cãozinho

Caminhar com o pet pode contribuir para a saúde do tutor e do animal, mas é preciso cuidados para evitar a desidratação e outras complicações

Veja como caminhar com o seu pet com saúde e segurança - Foto: Shutterstock

Você sabia que os cães podem ser parceiros ideais para a pratica atividade física? Além de combater o sedentarismo, caminhar ou fazer uma corrida leve com o pet pelo bairro também ajuda a fortalecer o vínculo entre o tutor e o animal, trazendo benefícios emocionais para ambos.

No entanto, é preciso ficar atento aos exercícios adequados para o cãozinho, para evitar complicações à sua saúde. Pensando nisso, a Mars Petcare, especialista em nutrição e bem-estar animal, compartilha dicas para auxiliar os tutores a introduzir atividades físicas de forma saudável e segura na vida dos pets. Confira!

Comece gradualmente

Para caminhar com o seu pet com segurança, adote uma rotina gradual de caminhadas e opte por fazer a atividade sempre em horários mais frescos. Procure ajustar a intensidade e a duração dos exercícios de acordo com o condicionamento físico do seu cão, respeitando seus limites.

Cães idosos ou com condições de saúde deterioradas, como problemas cardiorrespiratórios ou articulares, precisam seguir uma rotina mais leve e com menor impacto, sempre sob orientação veterinária.

Mantenha o pet hidratado

Manter o pet bem hidratado antes, durante e após os exercícios e evitar horários de calor intenso é essencial para prevenir a fadiga ou hipertermia. Além disso, oferecer um local fresco e confortável para o descanso do animal após a atividade pode auxiliar na sua recuperação.

Alimentação adequada

Adapte a dieta do animal à rotina de exercícios. Ofereça parte da refeição ao pet antes de caminhar, e espere duas horas para caminhar com ele. Ofereça o restante da porção uma hora depois da prática do exercício para repor a energia do seu animalzinho.

Consulte o médico-veterinário

Antes de começar a caminhar com o pet, é fundamental consultar um médico-veterinário. Com a avaliação do estado de saúde do animal, considerando fatores como idade, raça e condição física, o profissional pode oferecer orientações personalizadas para garantir que o pet esteja apto para a prática.

Mais notícias como essa

Finanças e Empreendedorismo

Alguns cuidados ajudam aproveitar as ofertas da Black Friday sem exceder o orçamento e ser vítima de golpes

Estilo de Vida

Especialista em Medicina do Sono explica o que é a higiene do sono e como algumas medidas simples podem te ajudar a dormir melhor

Casa & Decor

Confira como se preparar para espantar insetos, como mosquitos, formigas e baratas no lar durante os períodos de calor

Saúde

Especialista dá dicas de como prevenir acidentes domésticos com quedas de idosos usando pequenas mudanças de hábitos

Sair da versão mobile