O fim de ano está vindo aí e é hora de curtir muito com as festas desse período. Porém, mesmo que esses momentos sejam legais, podem não ser tão bons para o seu cãozinho, sabia? Afinal, esses animais têm uma sensibilidade auditiva maior, podendo ficar estressados ou com medo em situações de gritaria e, ainda mais, com os fogos de artifício.
“Os fogos de artifício, gritos, podem promover respostas comportamentais características de estresse, como latidos estridentes, agressividade, busca por esconderijo, fazer as necessidades fisiológicas fora do lugar apropriado e até mesmo se machucar ao tentar escapar daquele som”, explica Mariana Raposo, médica veterinária gerente de produtos da Avert Saúde Animal.
Por isso, é muito importante saber como ajudar o seu cão a se acalmar quando ele estiver com medo dos fogos de artifício. Veja a seguir:
Medidas para ajudar o cãozinho
- Algumas dicas para auxiliar o pet a passar por momentos barulhentos previsíveis, como as festas de Natal e Ano-Novo, podem ser simples. Por exemplo:
- Manter o pet em um local silencioso e em que ele esteja seguro, como um cômodo isolado dentro da casa, para abafar o ruído exterior
- Intensificar as brincadeiras com os cães nos momentos de maior barulho para que eles permaneçam distraídos
Colocar chumaços de algodão nos ouvidos do animal para abafar o som, ou utilizar os fones de ouvido especiais para os pets que já existem no mercado
No caso de seu cão ter um medo mais extremo do barulho, chegando a ser uma fobia, contudo, essas ações podem não ser o suficiente para acalmá-los na hora dos fogos de artifício. Nesses casos, pode ser preciso partir para o uso de suplementos alimentares específicos e com ação comprovada. Eles ajudam a prevenir a respostas comportamentais ao estresse decorrente de estímulos perturbadores.
“Suplementos alimentares com associação de Passiflora, Valeriana e Triptofano são comprovadamente capazes de prevenir essas respostas. Por ser um suplemento e não um fármaco, ele pode ser fornecido para animais de todas as idades. Mas o seu uso precisa começar pelo menos 40 dias antes do início destes eventos mais estressantes”, detalha a profissional.
Esses suplementos não têm contraindicações, segundo a especialista, porém é sempre melhor falar com o veterinário da sua confiança antes de iniciar esse tratamento.