O ato de caridade deve ser diário para o verdadeiro cristão. É uma ótima oportunidade de exercer nossa cristandade e oferecer parte do nosso dia aos outros, pois ajudar ao próximo nos deixa mais perto do reino do Senhor.
Não é necessário praticar apenas a caridade material, que supre as necessidades imediatas do corpo. Existem outras maneiras de se doar, como a caridade moral, que requer de nós a humildade e a paciência. Você deve estender a mão ao irmão necessitado, mas sem fazer com que ele sinta o peso desta doação.
Pronuncie palavras de carinho e de amor que venham do fundo da alma, inspiradas nos sentimentos de ternura do Pai. Faça a oração abaixo para quem necessita de ajuda divina e peça graças por poder ajudar essa pessoa, seja com algo material, ou espiritual.
Ato de caridade
“Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender. Por amor de vós, amo meu próximo como a mim mesma.”
Uma alma grandiosa
Madre Teresa de Calcutá é um dos maiores exemplos de caridade. Através da sua congregação “Missionárias da Caridade”, partiu em direção à conquista de um mundo que acabou rendido ao seu apelo de ajudar o mais pobre dos pobres. Nascida na República da Macedónia, foi para a Índia nos anos 30, onde exerceu a docência em Geografia. Impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, tomou a decisão de abandonar sua carreira e criar sua congregação, que ensinava crianças a ler, escrever e regras básicas de higiene. Além disso, nos anos 50 empenhou-se em auxiliar os doentes com lepra. Em 1965, o Papa Paulo VI colocou sob controle do papado a sua congregação e deu autorização para a sua expansão a outros países. Centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV surgiram em várias cidades do mundo, bem como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários. Madre Teresa foi reconhecida no mundo todo por seu trabalho, o que lhe rendeu um prêmio Nobel de Paz em 1979. Morreu com 87 anos, mas o seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora.
Oração de Madre Teresa de Calcutá
“Muitas vezes o povo é egocêntrico, ilógico e insensato, perdoe-o assim mesmo. Se você é gentil, o povo pode acusá-lo de egoísta e interesseiro, seja gentil assim mesmo. Se você for um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros, vença assim mesmo. Se você é honesto e franco, o povo pode enganá-lo, seja honesto e franco assim mesmo. O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra, construa assim mesmo. Se você tem paz e é feliz, o povo pode sentir inveja, seja feliz assim mesmo. O bem que você faz hoje, o povo pode esquecê-lo amanhã, faça o bem assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante, dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no fim das contas, é entre Você e Deus, nunca foi entre você e o povo.”
LEIA TAMBÉM
- Lições de Chico Xavier sobre caridade e humildade
- Conheça a história de Madre Teresa de Calcutá
- Oração para pedir a bênção de Madre Teresa de Calcutá
“Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.” (João 13:34)
Edição: Thomás Garcia/Colaborador | Design: Camila Silva/Colaboradora