Você decidiu perder o excesso de peso e dar início a uma nova etapa da sua vida. Parabéns! O passo mais importante já foi dado. A partir de agora, você precisará de uma dose extra de determinação para observar o ponteiro da balança abaixar número por número. Para acelerar o seu projeto pessoal de emagrecimento, trazemos um manual completo com tudo o que você precisa saber para alcançar o corpo dos seus sonhos. São dicas preciosas de como combater a fome fora de hora, escolher os alimentos certos e prevenir futuros deslizes. Confira!
Passo 1: Coma corretamente!
Antes das refeições, procure um lugar tranquilo para comer e mastigue com calma. Dessa forma, o cérebro assimila a recepção da comida e emite sinais de saciedade para o corpo. Para não se exceder nos pratos mais calóricos, abra a refeição com uma bela salada temperada com azeite de oliva, vinagre ou limão e sal. Lembrando que quanto mais alimentos coloridos sua salada tiver, mais saudável ela será. Por fim, para alcançar o corpo dos seus sonhos, não exclua nenhum grupo alimentar da sua mesa. Para ter um emagrecimento saudável, o seu prato deve ter 60% de carboidratos (arroz, massa), 30% de proteínas (carnes, feijão e derivados de leite) e 20% de gorduras de origem vegetal (presentes nas castanhas e cereais, por exemplo).
Passo 2: Combata a ansiedade
Muitas vezes, fazemos da comida um remédio para os problemas do dia a dia. Mesmo que o corpo esteja saciado, a ansiedade nos leva a desenvolver uma incontrolável fome fora de hora. Para combater essa inimiga, invista nos alimentos calmantes, como o chá de camomila ou o suco de maracujá. Na hora de adoçá-los, nada de açúcar. Opte por adoçante ou mel.
Passo 3: Engane a fome
Para evitar a fome, o primeiro passo é acostumar o corpo a comer nos horários certos. O ideal é fazer de cinco a seis refeições por dia com quantidades menores de comida. Se mesmo assim bater aquela vontade incontrolável de devorar um chocolate, engane o estômago comendo frutas pouco calóricas (como o melão, a melancia ou o abacaxi) ou gelatina diet. Uma dica é prevenir-se deixando esses alimentos coringas à mão na geladeira. Vale a pena!
Passo 4: Refaça sua lista de compras
Comendo na quantidade certa, você não precisa se privar de nada para conseguir o corpo dos seus sonhos. Porém, alguns alimentos pouco saudáveis devem ser mantidos bem longe do seu carrinho de compras. São eles: Caldos e temperos prontos: contêm sódio, que causa retenção de líquido e inchaço abdominal. Gordura animal: além de engordar, ela aumenta as taxas de colesterol do sangue. Pão, bolo e farinha: troque-os pelas suas versões integrais, que são ricas em fibras.
Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista
LEIA TAMBÉM
- Malhação do dia a dia: faça da sua rotina uma aliada da perda de peso!
- Efeito sanfona: 7 dicas para evitar o vaivém de peso!
- Quantidade x qualidade: o que realmente importa na hora de comer?