O patchwork é uma técnica tradicional. A história mostra que a costura já estava presente até mesmo nas antigas civilizações. Porém, foi em países como Inglaterra, Alemanha, França e Itália que ele desenvolveu-se mais fortemente. Hoje, o patchwork é conhecido e reconhecido como um trabalho artesanal, conquistando lugar na decoração dos ambientes e na criação de diversos tipos de peças.
Para começar a fazer projetos lindos, primeiramente, é necessário conhecer os materiais, como os tecidos e linhas utilizados, e também a linguagem usada nesse mundo.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber para iniciar os trabalhos em patchwork:
Escolha dos tecidos
De modo geral, os tecidos utilizados em patch apliquê e patchwork são 100% algodão, e escolhidos de maneira que as cores combinem ou deem um contraste harmonioso. A qualidade do tecido interfere no resultado final do produto, então, vale a pena gastar um pouquinho mais e obter um trabalho mais bonito.
Preparação dos tecidos
Lave todos os tecidos com água e sabão neutro antes de começar a cortá-los para o projeto. Esse processo evita alguns contratempos quando o trabalho já estiver finalizado, como encolher e manchar. Certifique-se de que nenhuma das cores irá desbotar fazendo o seguinte: pegue um pedaço de tecido branco, enrole sobre o tecido colorido molhado e aperte para retirar todo o excesso de água. Se o tecido branco manchar, não utilize o colorido no projeto.
Linhas
As linhas mais recomendadas são as 100% algodão. Em relação às cores, prefira as neutras: natural, branca, creme e cinza. Linhas mistas com poliéster podem ser usadas por serem resistentes, mas exigem cuidado com a temperatura do ferro na hora de passar a peça.
Corte simples
Os tecidos podem ser cortados com moldes, réguas de madeiras e tesoura. Os moldes podem ser feitos em papel-cartão ou placas de papelão.
Corte rápido
Quando quiser mais precisão na hora de cortar, use a placa de corte e o cortador Rotary Cutter. O corte não danifica a placa e é possível cortar várias camadas de tecido. O apoio da régua é feito com as mãos espalmadas e deve ficar fora da linha de corte para evitar acidentes. No começo, treine com pequenos retalhos. Faça cortes retos e em ângulos.
Manta acrílica
Ela deve ser escolhida de acordo com o tipo de trabalho feito. Para peças pequenas ou mais delicadas, opte pela manta acrílica de espessura menor. Para trabalhos maiores ou mais pesados, use a manta acrílica com espessura maior.
Papel termocolante
No papel termocolante ou entretela duplaface, a parte lisa é usada para desenhar; já a outra tem adesivo termocolante especial. A fixação sobre o tecido é feita por meio de aquecimento com ferro de passar.
Quilt
É a técnica utilizada para unir as camadas de tecido e pode ser feita à mão ou à máquina. O quilt livre é feito sem desenhos ou formas predefinidas. Já o quilt reto é quando o traçado segue as linhas da costura, em linha reta.
Sanduíche
Une as três camadas do projeto: topo (com os elementos do tecido utilizado), manta acrílica (enchimento) e forro (geralmente utiliza-se tecido liso).
Materiais
- Cortador rotativo (Rotary Cutter 45 mm)
- Tapete (cutting mat), apoio para o cortador 56 cm
- Caneta para marcar tecidos
- Tesoura afiada de boa qualidade para tecido
- Tesoura para papel Papel manteiga e vegetal
- Lápis 6B
- Papel cartão ou colorset e acetato para moldes
- Agulhas de mão e dedal
- Máquina de costura e agulhas
- Alfinetes e alfineteiro
- Linhas 100% algodão de boa qualidade
- Tecidos de algodão lisos e estampados
- Manta acrílica
- Réguas de acrílico
- Papel termocolante
- Linha para pesponto
- Paper piecing
- Ferro de passar
LEIA TAMBÉM
- 4 enfeites feitos em patchwork para decorar a casa no Natal
- Patchwork country: aprenda a fazer uma linda toalhinha de chá!
- Babador infantil com sapinho: aprenda a fazer essa fofura!