Quer dar uma cara nova para uma peça de roupa antiga? Então, aposte na customização! Além de estar em alta e ser uma opção sustentável, ela ainda agrada o seu bolso, já que peças e técnicas para a transformação são superbaratas.
Dicas de customização
Qualquer um pode apostar na customização para criar roupas novas em folha a partir de peças antigas, e o melhor: o resultado é único, exclusivo e com a sua cara! Que tal utilizar a técnica para fazer suas próprias roupas para o Réveillon, por exemplo?
Confira as dicas de Débora Marques, uma das responsáveis pelo Atelier Miscelânea, para elaborar produções incríveis:
Cores e tecidos
Para a data, a artesã afirma que os tons mais utilizados são aqueles que deixam a produção mais leve: branco, bege, nude, dourado, creme, e tonalidades off white. Portanto, você pode separar peças usadas nessas cores para dar seu toque especial.
Todos os tecidos podem ser customizados: o jeans pode ser “destruído” intencionalmente. Já em uma peça mais fina, é possível fazer aplicações.
Blusas podem virar regatas, calças velhas podem virar bermudas e shorts novos. Saias longas podem virar saias curtas – e as sobras também podem ser reaproveitadas para criar acessórios. Na customização, quem manda é a criatividade!
Materiais utilizados
Os materiais utilizados para a customização são diversos: “Podemos usar pérolas, tachas, renda, pedras estilo cristais, pedaços de tecido e o que mais você tiver em casa!”, afirma Débora. Confira o detalhe da peça customizada com cristais:
Aplicações e durabilidade
A aplicação deve ser feita, preferencialmente, através do bordado. Ele garante firmeza e faz com quem a peça dure ainda mais tempo. “Mesmo que você use uma cola resistente, após algumas lavagens é possível que a peça descole”, sendo assim, aposte na costura!
LEIA TAMBÉM
- Aprenda a transformar suas peças antigas com patches
- Aprenda o passo a passo de 8 peças customizadas
Consultoria: Débora Marques, do Atelier Miscelânea.