Quantas vezes você já olhou para o guarda-roupa cheio e pensou: “Não tenho nada para vestir”? Essa sensação, comum a muitas pessoas, pode ser facilmente resolvida com truques simples de customização que ajudam a renovar as roupas, basta um pouco de criatividade.
Para quem está cansada do próprio guarda-roupa e deseja criar novos looks, mas sem gastar com novas peças, o especialista Evandro de Macedo, fundador da Tem Jeito, rede especializada em costura e customização, compartilha cinco dicas que podem dar uma nova vida ao que já está no seu armário.
1. Dê um novo corte
Sabe aquela calça que está encostada porque “não combina mais”? Uma barra encurtada pode ser o que falta. “Transformar uma peça longa em pantacourt, por exemplo, dá leveza e atualiza o visual”, explica Evandro. A mesma lógica vale para saias e vestidos.
2. Troque botões
Blazers e camisas ganham cara nova só com a troca dos botões. Modelos coloridos, metálicos ou texturizados trazem um ar contemporâneo. “É um detalhe pequeno, mas que chama atenção e confere personalidade à peça”, diz o especialista.
3. Aplicações
Uma manchinha ou rasgo pode ser a chance de customizar e renovar as roupas. Rendas, tecidos estampados, pérolas ou patches trazem um ar artesanal e tornam a peça única. “Aplicações contam histórias, e deixam a peça com seu estilo”, destaca Evandro.
4. Ajustes de caimento
Nem sempre deixamos de usar uma roupa porque ela está “errada”. Às vezes, foi o nosso corpo ou estilo que mudou. Ajustar laterais, marcar a cintura ou redesenhar decotes pode fazer a peça voltar ao centro das atenções.
5. Seja criativa!
Camisa vira cropped, vestido vira kimono, jeans vira bolsa. Assim, quem quiser ousar um pouco mais, Evandro recomenda experimentar novas funções para tecidos e formas. “A roupa não precisa ter uma função fixa. Ela pode evoluir com você”, finaliza.