Decote em V, canoa, redondo, rolê… Esses são alguns dos vários tipos de decotes que existem e que podem ajudar a compor um look sensual e feminino. Mas, com as diversas opções disponíveis, como escolher um decote que valorize cada corpo?
Para entender o impacto desse corte no visual, consultamos a personal stylist Clara Alessandri, profissional cadastrada na plataforma de serviços GetNinjas, que nos explicou os diferentes tipos de decotes e qual deles mais combina com você.
Quais são os tipos de decote?
Canoa
O decote canoa deixa os ombros à mostra, por isso, é indicado para quem tem eles mais estreitos. O modelo também pode ser usado por quem tem quadris largos. Utilize-o com um sutiã tomara que caia para evitar que as alças fiquem aparentes.
Decote em “V”
O decote em V está disponível em diferentes profundidades e valoriza os seios e alonga a silhueta. Portanto, é ideal para mulheres com ombros largos e pescoço curto. Esse tipo de decote vai bem tanto com peças formais quanto casuais.
Decote redondo
Esse tipo de decote também está disponível em diferentes profundidades. Os decotes profundos, por exemplo, aumentam o busto, sendo assim, ideais para mulheres com seios médios ou pequenos.
Gola alta
Entre os tipos de decotes, esse é um dos mais elegantes, sendo uma opção para looks formais. As peças com esse corte combinam com mulheres que têm o pescoço mais longo e seios menores. A opção pode compor looks para dias mais frios.
Decote profundo
Esse tipo de decote afina a cintura e valoriza o busto, deixando a lateral interna dos seios à mostra. Por isso, o ideal é que ele seja usado sem sutiã.
Frente única
Como o nome sugere, essa opção de decote deixa as costas nuas, enquanto o colo fica mais coberto, combinando com mulheres com busto pequeno. Por ser um corte ousado, o indicado é usá-lo em eventos sociais e também sem um sutiã.
Tomara que caia
Decote jovem e sensual, deve ser usado sem sutiã ou mesmo com sutiã tomara que caia. Ele valoriza o busto, alonga a silhueta e vai bem com acessórios grandes ou múltiplos.
Como escolher o decote ideal?
Para acertar na escolha do decote, Alessandri explica que é importante também conhecer o seu próprio formato de corpo. Abaixo, você confere quais tipos de decotes são ideais, de acordo com cada estrutura:
Triângulo invertido
Os ombros são mais largos do que os quadris, com ausência de curvas. “Para quem tem esse formato de corpo pode equilibrar o visual, podendo optar pelo decote rolê ou V que alongam a silhueta na medida que trazem a atenção para o centro do corpo”, afirma a personal.
Retangular
Os ombros e quadris são do mesmo tamanho. “Este formato é mais versátil e pode ser usado o decote V, o careca, o rolê, a frente única, até mesmo o tomara que caia, que além de desenhar o corpo, marca a cintura”, diz a especialista.
Pêra
Os ombros são mais estreitos que os quadris. Segundo Alessandri, “com formas arredondadas o decote ideal para este tipo de corpo é o canoa, pois aumenta a largura dos ombros e equilibra a silhueta”.
Oval
“Este é o formato de quem tem mais cintura do que ombros e quadris e o ideal neste caso será usar decotes que alongam o corpo, como o rolê e V”, conta a profissional.
Triângulo
Os quadris são mais largos do que os ombros. “Vale a mesma regra de quem tem corpo pera, pois a ideia é atrair a atenção do olhar para o centro do corpo, assim reequilibrando-o”, orienta Alessandri.
Ampulheta
Os ombros e quadris são do mesmo tamanho, com a presença de curvas. “Pode usar e abusar de todos os decotes, observando sempre as regras de etiquetas do estilo. Afinal cada local e cada situação pede um tipo de look mais adequado”, pontua.