Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba os benefícios que o moodboard pode trazer para a sua vida
Saiba os benefícios que o moodboard pode trazer para a sua vida - Foto: Shutterstock

Moda

Moodboard: o que é, para que serve e como fazer o seu?

Saiba como criar um painel de inspirações para entender melhor o seu estilo e descubra seus vários benefícios

Se você consome conteúdos sobre moda com frequência, talvez já tenha ouvido falar do moodboard. Basicamente, esse termo se refere a uma ferramenta que junte várias imagens e referências visuais de um mesmo estilo ou que se liguem de alguma forma. Mas você sabe exatamente a função de um moodboard na moda ou sobre como fazer o seu? Confira um pouco mais sobre isso a seguir:

O que é um moodboard?

O moodboard, também chamado de painel de inspirações, nada mais é do que um “painel”, seja ele físico ou digital, onde é possível colocar imagens e outras referências visuais, como textos ou pedaços de tecidos. No mundo da moda, essas referências podem estar ligadas a cores, modelos e texturas de peças, por exemplo.

Um moodboard pode incluir vários tipos de imagens
Um moodboard pode incluir vários tipos de imagens – Foto: Shutterstock

Para que serve?

Um moodboard pode ter várias funções no mundo da moda. Estilistas podem usá-lo, por exemplo, para juntar referências criativas para criar uma determinada coleção. Porém, um dos usos mais comuns é para entender melhor o seu próprio estilo.

Isso porque, ao criar essa ferramenta, você vai precisar refletir bastante sobre que tipos de roupa gosta e o motivo. Ou seja, fazer um moodboard pode ser uma ótima ideia para entender melhor as características que você mais aprecia nas peças e fazer melhores escolhas nas suas próximas compras.

Dicas para fazer um moodboard

Dá para criar o painel de inspirações de várias maneiras, tanto físicas quanto digitais. Porém, em todos os casos, os passos são mais ou menos os mesmos.

Primeiramente, você vai precisar fazer bastante pesquisa e reflexão. Busque em sites, redes sociais, revistas ou até mesmo ao seu redor, referências de roupas que gosta e tente pensar sobre quais aspectos especificamente fazem você apreciá-las.

A partir disso, você vai juntar várias imagens que representem os estilos, modelos, cores e texturas que mais te agradaram e começar a sua colagem com elas. Depois, você também pode escrever algumas palavras ou frases que combinem com o “clima” geral do moodboard criado ou até que expliquem alguns de seus elementos. Nesse momento, pense não apenas nas palavras que vai escrever, mas também na tipografia que mais combina com o seu painel.

No caso dos moodboards digitais, você também pode usar e abusar de outros recursos junto com as imagens, como pequenos vídeos ou GIFs, por exemplo. Depois que terminar de montar o seu painel, a ideia é observá-lo e refletir um pouco mais sobre o que ele mostra em relação ao seu estilo pessoal.

E aí, curtiu nossas dicas sobre como usar o moodboard para a moda? Comente aqui

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento