Independente do estilo de cada mulher, a escolha do perfume é algo que merece atenção, assim como a definição de uma roupa ou acessório. Por isso, listamos as principais dicas para facilitar na hora da compra e do uso. Confira!
Experimente!
Escolher um perfume tem de ser algo pessoal, coincidindo com suas próprias preferências. Por isso, a perfumista Verônica Kato, da Natura, explica que é importante identificar qual família olfativa mais lhe agrada. Entre elas estão: cítrica, herbal, floral, frutada, amadeirada e adocicada. “Experimente até quatro perfumes em fitas olfativas, acompanhe por alguns minutos a evolução do cheiro, depois disso, aplique os dois favoritos na pele e acompanhe por algum tempo”, ensina Alessandra Tucci, especialista em fragrâncias e fundadora da Perfumaria Paralela.
Duração
A pele hidratada contribui para manter o cheiro por mais tempo. E não é necessário preocupar-se com a mistura de aromas do hidratante e do perfume escolhido. “A dosagem de essência em hidratantes corporais é baixa e não interfere nos perfumes, exceto em casos de hidratantes altamente perfumados. Neste caso, opte por um hidratante mais neutro”, diz Alessandra.
Onde aplicar?
A aplicação do perfume deve ser feita em regiões de maior fluxo sanguíneo: atrás da orelha, entre os seios, no início e no final da coluna e nas dobras de cotovelos e joelhos. “Esses pontos em que a temperatura corporal é mais alta favorecem a evaporação das matérias-primas presentes na fragrância, expandindo o cheiro”, afirma Verônica. Mas não precisa borrifar em todas as áreas – escolha duas ou três. Se exagerar na dose, é fácil corrigir. “Basta passar um adstringente de limpeza facial no local para remover o máximo do perfume e reaplicar”, diz Verônica.
Tipos de perfumes
Um perfume é feito de álcool, um pouco de água e essência. A quantidade de essência no produto ajuda a determinar o quanto irá permanecer na pele. “Eau de parfum contém mais essência que Eau de toilette, assim como este último contém mais essência que a colônia. No entanto, além da quantidade de essência, a permanência do produto na pele depende do estilo olfativo do perfume, por exemplo: cítricos evaporam mais rapidamente durando cerca de três horas; já os amadeirados permanecem longas horas na pele”, detalha Alessandra.
Leia também:
- 25 truques de beleza das famosas para cabelo, rosto, pele e muito mais!
- Momento nostalgia: você usou esses produtos de beleza nos anos 80 e 90?
- 6 maneiras de aproveitar os benefícios do óleo de coco a favor da beleza