Nem sempre estamos em um dia bom, ou numa fase maravilhosa, em que tudo está em um mar de rosas. Nada mais comum do que passar por momentos difíceis, complicados e até por períodos prolongados de dificuldades. Porém, quando essa fase ruim parece não passar nunca, é possível repensar, refletir e saber que é possível ser feliz mesmo quando as coisas vão de mal a pior. Quer ver só?
1 – Lembre das coisas boas que você já conquistou
Quando as coisas não vão bem, uma boa pedida é relembrar tudo aquilo que você já conquistou na vida. Aquele emprego que você conseguiu, mesmo sendo difícil? Uma fase horrível que você passou na família, mas já conseguiu melhorar? Aquele relacionamento que foi (ou é) maravilhoso? Quando você conseguiu comprar aquilo que tanto desejava? Com certeza você já conquistou coisas boas durante sua jornada, então é hora de perceber que muitas conquistas novas ainda estão por vir!
2 – Pense em seus familiares e amigos que te amam
Filhos, marido, irmãos, pais, tios, avós, parentes de terceiro grau, amigos do trabalho, da faculdade, da infância… não se esqueça das pessoas que estão a seu redor e se importam com você! Quando você acha que sua vida vai mal, pense que essas pessoas especiais estarão ao seu lado para te confortar e fazer você sorrir!
3 – Repense sua vida e liste as dificuldades que você já enfrentou
Quando estamos tristes e desmotivados, é normal pensar que nunca vamos sair daquela situação complicada. Mas você já parou para pensar que você já enfrentou muitas dificuldades anteriormente? Quantos obstáculos você já ultrapassou para chegar onde está hoje? Então, lembre-se: como diria a música de Lulu Santos, tudo passa, tudo sempre passará!
4 – Sua vida já teve bons momentos: lembre deles!
Assim como você consegue lembrar das dificuldades que já passou, lembre também dos ótimos momentos! Aquele churrasco divertido, a saída com as amigas que te fez rir até chorar, um momento especial com namorado ou marido, ou até o sorriso de uma criança. As boas lembranças podem ajudar a melhorar seu humor, certo?
5 – Seus hobbies podem fazer toda a diferença
Se nada te deixa pra cima, que tal apostar em um hobby? Tudo é válido! Jardinagem, cozinhar, organizar a casa, aprender artesanato, fazer algum trabalho manual, são todas ótimas alternativas. Distrair a mente com atividades recreativas é a melhor opção quando sua vida não está do jeito que você gostaria. Lazer é muito importante, assim como momentos de relaxamento no dia a dia.
6 – Música é um ótimo motivo!
Se tudo vai mal, ouvir uma boa música pode transformar o seu humor! Qualquer tipo de música vale, mas só escolha aquelas que te deixam bem, relaxada, tranquila e, claro, cante bem alto! Vale também sair para dançar, chamar amigos e familiares para passar um tempo com você, ou até mesmo ir a um show. Música deixa a vida mais leve!
Dica importante: se você já tentou se distrair, melhorar seu humor, mas continua muito triste, o aconselhado é buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Somente um especialista poderá diagnosticar seu caso específico, então, não tenha medo de procurar aconselhamento!
LEIA TAMBÉM
- Use os poderes da Lua e seja feliz
- 10 coisas que fazem você sorrir como um idiota
- Como esperar o tempo certo para as coisas acontecerem na vida?