Que mulher nunca sonhou em acordar loira, passar o dia morena e ir dormir ruiva? Mudar a cor dos cabelos é mesmo um dos serviços mais requisitados nos salões. Mas algumas transformações exigem muito cuidado: “Dependendo da cor de seu cabelo e da coloração escolhida, seus fios podem ficar verdes”, alerta a cabeleireira Rogéria Aguiar de São Paulo.
Quero mudar!
Antes de qualquer coisa, é preciso saber qual a melhor técnica para colorir seus fios. A mais comum delas é a tinta, que altera permanentemente a
cor, pois atua com a ajuda da amônia e da força oxidante. “Elas abrem a cutícula dos fios para deixar os pigmentos entrarem”, explica o cabeleireiro Sylvio Rezende de São Paulo. Para quem deseja cobrir os fios brancos, a tinta é a melhor opção. Nesse caso, é aconselhável que se utilize as cores naturais, cujos números terminam em 0. “Elas são mais fortes e pegam melhor”, ressalta Rogéria. Contudo, quem deseja mudar radicalmente a cor, precisa procurar um profissional. Por exemplo, uma loira que deseja escurecer os cabelos precisa, primeiro, passar por uma prépigmentação (preparação dos fios que ajuda na melhor fixação da cor).
Tonalize!
Quer mudar, mas está insegura? Invista nos tonalizantes. Eles são uma coloração temporária das madeixas e duram de 15 dias a até dois meses. A desvantagem é que eles não conseguem clarear os cabelos e não são indicados para quem possui muitos fios brancos. Outra opção para variar o look sem radicalizar é apostar nas luzes dois tons abaixo da cor dos cabelos. Elas deixam o resultado natural e discreto.
Mãos à obra
Antes de começar a pintar, faça o teste de mecha para verificar se você é alérgica à tinta. Caso já tenha química no cabelo, é melhor procurar a ajuda de um profissional para saber se as técnicas são compatíveis.
Dicas para não errar na hora da coloração
- Prepare uma quantidade de tinta compatível ao volume dos seus cabelos (não vale colocar mais força oxidante para fazer a tinta “render” quando estiver acabando).
- Não passe tinta nos fios molhados, pois o produto pode perder o seu poder de ação.
- Depois que passar a tinta, não prenda os cabelos. Deixe-os soltos para evitar que fiquem manchados.
- Não deixe a tinta mais tempo do que o indicado. Isso não aumentará a fixação e só vai ressecar as suas madeixas.
- Se os fios mancharem, não tente consertar em casa aplicando outra tinta. Corra para um profissional.
LEIA TAMBÉM
- Confira o antes e depois dos cabelos das famosas em 2017
- Sem medo de mudar: dicas para não errar na hora de cortar as madeixas!
- Do verão ao inverno: saiba como cuidar das madeixas na troca de estação