Todo filho quer comprar um presente bem especial de Dia dos Pais para mostrar todo seu amor e carinho, não é mesmo? Entretanto, às vezes o orçamento não colabora. Certas “lembrancinhas” para a data vendidas por aí são bem caras e nem todo mundo tem o dinheiro no momento para esse tipo de coisa.
Porém, não é preciso desespero e nem quebrar aquele cofrinho do dinheiro para emergências, viu? Dá sim para conseguir um presente legal de Dia dos Pais sem gastar tanto, só é preciso conhecer algumas dicas para isso.
“Se as dívidas estão comprometendo o orçamento, ou se a ideia é economizar para algum plano futuro, talvez seja difícil pensar em presentes significativos no Dia dos Pais. No entanto, com planejamento, é possível dar lembranças sem afetar outras despesas ou propósitos familiares”, comenta Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.
A seguir, veja 4 dicas que Thaíne separou para você deixar seu pai feliz e ainda economizar:
Compre em conjunto com os irmãos
Em vez de cada irmão comprar uma lembrancinha com o dinheiro que tem, que tal juntar tudo para conseguir dar algo mais legal para o pai em conjunto? Isso vai ampliar o leque de possibilidades e ainda ajudar a economizar, já que cada irmão não vai precisar gastar tanto.
Aproveite ofertas e pesquise valores
Toda época comemorativa é repleta de promoções que podem trazer uma verdadeira economia na hora da compra. Uma boa pesquisa é fundamental. Além de encontrar o melhor preço, frete grátis ou cupons de desconto deixam a economia ainda maior.
Só não se esqueça de, se possível, começar a olhar essas coisas um pouco antes da data, para não ser enganado por promoções falsas.
Defina bem um valor máximo
Na hora de comprar um presente de Dia dos Pais, é fácil acabar se empolgando e gastando mais do que o orçamento permite. Por isso, é importante definir bem um preço máximo antes e não fugir dele.
Compare condições de pagamento
O parcelamento é uma tentação, mas muitas vezes você pagará juros embutidos dessa forma. Nesses casos, o valor do presente, ao final das parcelas, será maior.
Ou seja, sempre que for viável opte pelo pagamento à vista ou analise bem todas as opções. Dê maior atenção às formas de pagamento em que descontos são negociáveis.