Quem nunca chegou no fim do mês sem dinheiro? Pois é! Controlar os gastos e economizar, na maioria das vezes, pode ser um grande desafio, mas com planejamento financeiro é possível mudar essa situação!
Pensando nisso, especialistas da fincare N26 reuniram algumas dicas valiosas que podem te ajudar a planejar melhor suas finanças pessoais e, assim, deixar de terminar o mês no vermelho. Confira abaixo:
1. Coloque seu orçamento em uma planilha
Para realizar seu planejamento financeiro, coloque todas as suas despesas em uma planilha e divide-as em fixas, como aluguel, contas de água, luz e internet, e variáveis como alimentação, transporte e entretenimento, por exemplo. Isso lhe permite ter uma melhor visão de onde seu dinheiro está sendo gasto para que você possa administrá-lo e dividi-lo entre as contas.
2. Faça uma reserva de emergência
Situações inesperadas, como despesas médicas ou reparos na casa, podem surgir a qualquer momento. Por isso, é importante ter uma reserva de emergência para não comprometer suas finanças pessoais. Coloque-a em seu planejamento financeiro como uma despesa fixa, mas com um valor que você consiga guardar mensalmente, nem que seja R$ 10,00.
3. Priorize suas necessidades
Identifique suas necessidades essenciais e priorize-as. Dessa forma, durante o mês, evite gastos supérfluos ou compras por impulso que possam comprometer seu orçamento, como ir para o trabalho de carro, sendo que o mesmo trajeto pode ser realizado por transporte público, ou gastar dinheiro com o lanche das crianças da escola, se elas podem levar uma lancheira de casa.
4. Acompanhe seu planejamento!
Não basta fazer o planejamento financeiro apenas em um só mês do ano. É importante acompanhar regularmente seus gastos ao longo de todo o período para realizar ajustes rápidos caso perceba que está se aproximando do limite do seu orçamento. Portanto, fique atenta aos seus gastos!