O mercado de trabalho está em constante transformação e, cada vez mais, é preciso estar muito preparado para conseguir entrar nele. As profissões emergentes do momento exigem várias competências novas e diferentes, como conhecimento de IA e Big Data, criatividade, resiliência e curiosidade. Dessa forma, como preparar as crianças e adolescentes para o futuro?
As crianças e adolescentes de hoje serão os empreendedores de amanhã e, por isso, é importante, aos poucos e de forma envolvente, ensiná-los sobre essas questões. Segundo Ana Maria Menezes, gerente de formação da International School, crianças podem ser incentivadas a solucionar problemas do dia a dia, experimentando materiais, testando ideias e criando soluções de forma colaborativa.
“É um modo de pensar e agir que pode se desenvolver desde a primeira infância. Habilidades como comunicação, colaboração, criatividade, resolução de problemas e curiosidade são pilares do perfil empreendedor e podem começar desde cedo”, explica.
A seguir, a especialista dá dicas de como ensinar o empreendedorismo para crianças de uma forma envolvente e eficiente:
Propor desafios reais
Primeiramente, crie atividades nas quais a criança possa identificar problemas do cotidiano e buscar soluções inovadoras para eles. Para isso, elas podem usar coisas como pesquisa, planejamento e prototipagem, o que vai estimular a sua criatividade.
Fomentar a colaboração
Trabalhos em grupo ajudam a desenvolver habilidades como liderança, comunicação e resolução de conflitos, essenciais para qualquer empreendedor.
Trabalhar a inteligência emocional
Durante esse processo, estimule a criança a refletir sobre suas emoções e como ela se sentiu. Assim, ela pode entender coisas como onde acertou ou errou e o que teria feito diferente.
Incentivar a experimentação
Crie um ambiente onde o erro é parte do aprendizado, encorajando os pequenos a testarem diferentes abordagens e aprimorarem suas ideias.
Aliar o aprendizado à prática
Projetos que envolvem a construção de protótipos, simulações de negócios ou apresentação de soluções para desafios reais tornam o aprendizado mais significativo.
Conectar o ensino à tecnologia
Por fim, já que atualmente há tantas ferramentas digitais à disposição das pessoas, por que não as usar para ajudar os pequenos a encontrarem soluções inovadoras para os problemas? Afinal, o mercado de trabalho exige cada dia mais conhecimento sobre essas ferramentas.
