Estilo de Vida

Voltas às aulas: torne o estudo mais divertido para seus filhos

Saiba como motivar seu filho a estudar mais este ano com algumas dicas simples que vão tornar essa tarefa mais divertida

Veja como motivar seu filho a estudar - Shutterstock

O fim das férias escolares traz um desafio para muitos pais: lidar com os filhos que não querem voltar para os estudos. E isso é compreensível, já que é muito difícil mesmo que uma criança prefira estudar do que ter mais tempo livre para brincar com amigos.

Assim, não adianta apenas brigar com os pequenos, principalmente se eles ainda forem muito novos para entender a importância da escola em sua vida. O melhor, para conseguir motivar seu filho a estudar mais como deveria, é usar algumas técnicas para tornar o estudo algo mais atrativo.

Algumas dicas, nesse sentido, são:

Estabeleça metas e recompensas

O famoso “Se você passar de ano, ganha o celular que pediu” ainda funciona, mas pode ser ajustado para ensinar responsabilidade financeira. Que tal dar uma mesada e descontar valores quando tarefas escolares forem negligenciadas?

“A criança, especialmente na fase dos ‘porquês’, precisa de motivação para realizar suas atividades. É importante explicar o propósito do estudo e reforçar como ele será útil no futuro. Com metas e recompensas, os pais podem instigar o interesse e o apreço pelo aprendizado”, destaca Taís Guimarães, diretora pedagógica da rede de escolas Legacy School.

Use música como ferramenta de aprendizado

É muito mais fácil aprender certas coisas através de músicas do que simplesmente com atividades acadêmicas mais tradicionais. Isso vale especialmente para outras línguas, já que é possível usar músicas para treinar e aprender vocabulário e pronúncia, por exemplo.

“Ao introduzir vocabulário básico de forma lúdica, os pais ajudam a construir uma base sólida para o aprendizado formal”, comenta Taís.

Transforme filmes em aliados

Organize uma sessão de cinema em casa com um toque educativo. Um documentário histórico, por exemplo, pode abrir espaço para conversas leves e interessantes sobre o tema.

A pedagoga destaca que relacionar o conteúdo do filme a algo vivido pela família ou pela comunidade torna o aprendizado mais envolvente. “Quando há conexão emocional, a criança se interessa mais pelo assunto”, diz.

Explore passeios culturais

Os passeios a locais como museus também são uma boa para o aprendizado. Inicialmente, busque por exposições de temas que possam interessar mais aos pequenos. Por exemplo, se seu filho curte dinossauros, pode procurar uma exposição sobre eles.

Aposte em jogos e brinquedos educativos

Brinquedos que estimulam o raciocínio, como quebra-cabeças e kits de robótica, podem ser grandes aliados no desenvolvimento.

Taís relembra que a presença familiar é o principal combustível da criança. “Quando os pais participam das brincadeiras, a criança se sente motivada e apoiada. Essa interação fortalece o vínculo familiar e incentiva a busca por novos desafios”, comenta.

Promova estudos em grupo

Reunir os colegas para um estudo em grupo também é uma boa estratégia.  “Criar um clube de estudos estimula a interação, o senso de divisão e até mesmo a competição saudável. Atividades com prêmios simples ajudam a criar memórias afetivas que tornam o aprendizado mais leve e divertido”, finaliza Taís.

Agora você já sabe como motivar seu filho a estudar mais, ainda mais nesse início de ano!

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Repelentes podem ser facilmente incluídos na rotina de skincare, sem prejudicar a hidratação e beleza da pele

Saúde

Perdas hormonais da menopausa fazem ser mais difícil emagrecer nessa fase, porém é possível desde que você tome as medidas corretas

Saúde

Especialista explica medidas que devem ser tomadas para que as crianças fiquem protegidas de doenças e crises respiratórias na escola

Casa & Decor

Depois de o uniforme escolar ficar no armário durante as férias, é preciso saber como lavar bem as peças para tirar toda a sujeira

Sair da versão mobile