Você tem vários objetivos na vida, mas sente dificuldade em manter o foco em realizá-los? Então o Mapa dos sonhos pode ser bastante útil para você!
A ideia do Mapa dos sonhos é bem simples: ele nada mais é do que um papel onde você vai escrever todos os seus objetivos, muitas vezes separados por categorias. Essa técnica é uma forma de ter os seus objetivos sempre em mente e, assim, aumentar o seu foco.
O mapa dos sonhos costuma ser feito no começo do ano, quando as pessoas refletem sobre as mudanças que querem para as suas vidas. Então agora é um ótimo momento para fazer o seu, não é mesmo?
Porém, vale lembrar que nada impede você de fazer ou refazer esse mapa em qualquer momento durante o ano que te pareça mais adequado. Vai querer criar o seu Mapa dos Sonhos? Então veja a seguir o passo a passo de como montá-lo:
Separe os materiais
Para fazer o seu próprio Mapa dos Sonhos, não são necessários muitos materiais, viu? Basta uma folha de papel branca A4 ou maior e um lápis.
Acrescente o seu nome e data de nascimento
Logo que começar, escreva o seu nome completo e a sua data de nascimento no centro da folha. Afinal, você é o mais importante nesse mapa!
Separe os objetivos em setores da vida
Na hora de escrever os seus objetivos, separá-los em categorias pode tornar tudo mais simples e organizado. Assim, você pode criar setores no papel que vão desde “trabalho” e “vida financeira” até “saúde” ou “vida amorosa”. Além disso, lembre-se de sempre ligar cada objetivo ao seu nome, como se fosse um mapa mental.
Detalhe tudo
Além de escrever quais são as suas metas, você também deve colocar algumas especificações sobre elas no papel. Então, se você deseja conseguir um novo emprego, por exemplo, especifique em que tipo de lugar gostaria de trabalhar e como quer se sentir lá.
Escreva prazos
Definir um prazo para os objetivos também pode ser uma boa ideia, principalmente porque sem isso pode ficar difícil manter o foco. Porém, não precisa se desesperar se as suas metas não se materializarem exatamente quando você espera. Nesse sentido, também é bom tentar sempre criar metas mais realistas, sem esperar que tudo ocorra em um mês.
Frase mágica
No final, escreva no papel “eu decreto que somente o melhor para mim se manifeste na minha vida a partir de agora”. Essa frase pode, inclusive, servir de inspiração toda vez que você olhar para o seu mapa dos sonhos.
Deixe o mapa dos sonhos em um local de fácil leitura
Para não esquecer do seu mapa dos sonhos, é importante que ele fique em um local não tão escondido, mesmo que privado, por ser algo mais íntimo. Assim, você vai poder ler ele a qualquer momento e lembrar de manter o foco em seus objetivos.
Atualize os objetivos
Conforme você for realizando os seus objetivos, risque o que foi realizado. Além disso, pare um momento para agradecer por tudo o que já cumpriu. Ah, e se você mudar de ideia sobre as suas metas, não tem problema. Basta rasgar o mapa dos sonhos anterior e criar um novo, do zero.