Manter a imunidade do corpo alta é a chave para prevenir infecções graves e combater possíveis invasores no nosso sistema imunológico, especialmente no contexto da pandemia, em que, além do coronavírus, é preciso continuar evitando outros tipos de doenças como o novo vírus da influenza H3N2.
O médico Paulo Lessa explica o quão importante é investir em receitas que fortalecem a imunidade do organismo. “Quando sua saúde está em dia, mesmo ao se infectar, na maioria das vezes, os sintomas surgem mais leves, porém, isso depende de cada organismo", aponta.
Lessa explica que, geralmente, pessoas com certas comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade, desnutrição e doenças inflamatórias, são mais propensas a pertencer a algum grupo de risco de várias doenças graves.
De acordo com o profissional, uma alta imunidade está ligada a hábitos saudáveis.
“A prática de atividades físicas, alimentação balanceada, sono adequado e restaurador, e suplementação, caso seja necessário, são super indicadas”, acrescenta. “O importante é sempre estar com a saúde em dia, fazendo os exames com acompanhamento médico”, ainda explica Lessa.
Para isso, ele indica 4 possibilidades de shot matinal, que são bebidas concentradas em nutrientes. Muito além da conhecida água morna com limão, esses shots reforçam a imunidade do organismo e também auxiliam você a começar o dia de forma saudável.
Mas, atenção: o ideal é consumi-los em jejum. Confira 4 opções abaixo!
Shot de própolis e limão
- Suco de 1 limão taiti ou limão galego
- 30 ml de água morna
- 15 gotas de própolis verde
Shot de gengibre e hortelã
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- ¼ xícara de hortelã
- Água o suficiente para liquidificar
Shot de limão e canela
- Suco de 1 limão taiti ou limão galego
- 1 colher de chá rasa de canela em pó
- Gengibre em pó
- Bata no liquidificador
Shot de limão e cúrcuma
- Suco de 1 limão siciliano
- 1 colher de café rasa de gengibre em pó
- 1 pitada de cúrcuma padronizada em 95% de curcuminóides
- 1 pitada de pimenta caiena
Fonte: Paulo Lessa, médico pós-graduado em Nutrologia e Adequação Nutricional, além de Manutenção da Homeostase e Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à idade.