Estilo de Vida

Páscoa: como eliminar as calorias ingeridas no período?

Personal trainer explica, de acordo com o tipo de exercício e outros fatores, qual a melhor postura fitness no pós-Páscoa

Saiba quanto exercício pós-Páscoa é necessário para queima as calorias - Shutterstock

É muito difícil conseguir resistir à tentação da Páscoa. Mesmo que você não exagere e compre apenas uma caixa de bombons, você pode acabar comendo mais doces do que de costume. E não há problema nisso, desde que haja moderação.

Mas no que se refere aos exercícios após a Páscoa, é comum surgir a dúvida: quanto de atividade física é necessário para equilibrar as calorias extras consumidas durante essa época? De acordo com o personal trainer Caio Signoretti, isso vai depender de questões como o tipo de exercício e a sua duração.

“Uma hora de musculação intensa pode queimar cerca de 300 calorias para uma mulher pequena e até 600 calorias para um homem de porte maior. Esse valor varia de acordo com o tamanho, sexo, intensidade do treino, etc.”, explica.

A corrida é outra atividade que pode queimar calorias, de 600 a 900 em uma hora. A quantidade exata também vai depender de fatores pessoais. Por isso, cada tipo de exercício vai ter as suas vantagens.

O que vale para todos eles é lembrar de sempre se atentar aos seus limites. Não é preciso intensificar exageradamente os exercícios, vale apenas seguir uma rotina de atividades físicas frequentes.

Vantagens de cada exercício

Como muitos sabem, os exercícios aeróbicos tendem a queimar mais calorias do que a musculação. Porém, Caio explica que a musculação tem a capacidade de promover o ganho de massa muscular.

“Isso significa que, embora a musculação possa gastar menos calorias durante o treino, ela estimula o aumento da massa magra, o que, por sua vez, contribui para melhorar o metabolismo. Esse aumento da massa magra resulta em um metabolismo mais acelerado, o que significa que mais calorias são queimadas em repouso”, diz Caio.

Dessa forma, os dois tipos de atividade física contribuem para o gasto de calorias de formas diferentes. A escolha vai ser individual, considerando inclusive qual você gosta mais.

Dieta e exercícios

Vale lembrar que não são apenas os exercícios que ajudam a ficar em déficit calórico. Uma dieta equilibrada também é fundamental. Segundo o personal trainer, combinar dieta e exercícios acelera esse processo de emagrecimento.

A melhor estratégia para queimar calorias e aproveitar os chocolates sem culpa é combinar uma boa alimentação com treinamento de musculação diário. Isso ajuda a adquirir massa muscular, acelerar a queima de calorias e melhorar a qualidade do metabolismo.

Intercalar com exercícios aeróbicos pode potencializar ainda mais isso tudo. Com essa estratégia, seria possível emagrecer cerca de 5,45 kg por mês, de acordo com Caio.

Todavia, ele ressalta que o emagrecimento pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de diversos fatores, como metabolismo, composição corporal, nível de atividade física, entre outros.

“Sempre é recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de perda de peso”, indica. Dessa maneira, com alimentação equilibrada, exercícios e a ajuda de um especialista, é possível aproveitar as guloseimas da Páscoa sem culpa e manter o bem-estar físico e mental.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Comportamento

Terapeuta comportamental dá dicas para ser mais feliz em 2025 pensando no “agora”, e não vendo a felicidade apenas como um alvo a conquistar

Comportamento

Psicóloga explica qual a melhor opção para quem quer usar as férias para relaxar e “desligar o cérebro”: viajar ou ficar em casa

Saúde

Cardiologista explica como uma dieta balanceada e rica em determinados alimentos bons para o coração faz a diferença

Sair da versão mobile