As Olimpíadas de Paris acabaram de acabar, porém agora começa a antecipação pela próxima edição, não é mesmo? O evento vai acontecer novamente em Los Angeles em 2028 e deve haver algumas mudanças no quadro de modalidades esportivas.
Nas Olimpíadas de Paris, foram, ao todo, 48 modalidades, sendo que duas delas foram novidades em relação à edição anterior, em Tóquio. São elas o breaking dance e a canoagem slalom extremo.
O breaking é uma competição individual bastante artística que vem da cultura do hip hop americano. Nele, os atletas precisam criar uma coreografia no improviso em cima de uma batida. A canoagem slalom extremo, por sua vez, é uma competição na qual quatro barcos disputam para ver quem consegue finalizar um percurso primeiro.
Mas e em Los Angeles, afinal, quais serão as novidades? E algum esporte deve sair do quadro? Veja a seguir:
Esportes que entram ou saem nas Olimpíadas Los Angeles 2028
Ao que tudo indica, o programa olímpico de Los Angeles deve incluir pelo menos 5 novas modalidades: beisebol/softbol, squash, flag football, críquete e lacrosse. Vale lembrar que três delas (beisebol, críquete e lacrosse) já estiveram presentes nos Jogos Olímpicos em diferentes momentos no passado.
O flag football e o squash, contudo, surgem pela primeira vez nas Olimpíadas Los Angeles. Enquanto o primeiro esporte é uma versão do futebol americano com um contato mais limitado, o segundo é um jogo com raquetes no qual uma bola é rebatida em uma parede.
Por outro lado, há também esportes que podem não fazer parte das Olimpíadas de Los Angeles, viu? E o caso do próprio breaking, que apareceu pela primeira vez na edição de 2024, mas pode já sumir do quadro novamente. Além disso, para a surpresa de muitos, o boxe pode não fazer parte, já que não está na programação entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI).