Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
As varizes representam uma condição crônica e progressiva que aumenta o risco de trombose
Musculação não causa varizes, mas pode exigir atenção de quem sofre com o problema - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Musculação pode causar varizes? Especialista explica

As varizes representam uma condição crônica e progressiva que aumenta o risco de trombose

A busca por um estilo de vida saudável tem levado muitas pessoas a explorar diferentes formas de exercício físico. Nesse cenário, a musculação tem se destacado como uma escolha popular. Para pacientes com varizes, pode surgir a dúvida se o problema gera alguma contraindicação.

As varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas que geralmente aparecem nas pernas, causando desconforto e inchaço. A angiologista e cirurgiã vascular da clínica Venous, Cristienne Souza, explica que as varizes são comuns e podem causar desconforto, tanto físico quanto estético.

“São muitas vezes relacionadas a fatores genéticos, idade, gravidez e estilo de vida sedentário. Em casos mais graves, ocorrem complicações mais sérias como edema permanente das pernas, escurecimento e fibrose da pele, feridas, tromboflebite e tromboses”, alerta ela.

Musculação causa varizes?

Para aqueles que já estão envolvidos em atividades de musculação e se preocupam em desenvolver o problema, a médica explica que malhar não causa varizes. “Ao contrário, a prática regular da atividade física melhora a circulação venosa. Exercícios aeróbicos combinados a musculação, como caminhadas e ciclismo, ajudam a promover a saúde vascular”, explica.

De acordo com Cristienne, a musculação pode ajudar no controle das varizes, prevenindo e amenizando as aparições. “O exercício de musculação promove o fortalecimento dos músculos, o que melhora a circulação sanguínea e pode ajudar nessa prevenção e no controle das varizes”, afirma a especialista.

No entanto, é preciso ter atenção para algumas contraindicações. “Pessoas que já apresentam varizes avançadas ou complicações vasculares significativas devem consultar um médico antes de iniciar um programa de musculação. Em alguns casos, exercícios de impacto intenso podem não ser recomendados, e alternativas de baixo impacto podem ser mais apropriadas.”

Por isso, a angiologista enfatiza a importância de tomar certos cuidados para quem busca a musculação. “É de extrema importância começar com orientação profissional e aumentar a intensidade de exercícios físicos e a carga gradualmente. Movimentos de alta intensidade e carga excessiva podem aumentar a pressão nas veias, exacerbando o problema das varizes”, finaliza. 

Mais notícias como essa

Receitas

Nutricionista explica os principais benefícios da batata-doce para a manutenção da nossa saúde

Casa & Decor

Arquiteta elenca 3 estratégias ideais para aproveitar bem o espaço de um apartamento pequeno e conseguir mais funcionalidade e conforto

Beleza

Aprenda mais sobre o colágeno e tire suas principais dúvidas em relação a ele, seu uso e seus benefícios para a pele e as...

Comportamento

Colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático são os tipos de temperamento humanos mais comuns