Existem diversas áreas da vida e tipos diferentes de itens com os quais quase qualquer pessoa precisa gastar o seu dinheiro, como alimentação, saúde e certos produtos de beleza. Porém, uma das categorias que acabam custando bastante e pode até estourar o orçamento mensal é a dos produtos de limpeza.
Afinal, são muitos – têm aqueles produtos para limpar o chão, a parede, o sofá, os móveis, as roupas etc. Por isso, é importante saber como fazer uma economia na hora de comprar e usar produtos de limpeza e manter os seus gastos nessa área mais baixos.
A seguir, confira 5 dessas dicas:
Planeje suas compras
Se você simplesmente for a mercado para comprar os produtos de limpeza, será mais difícil fazer uma boa economia. Isso porque você pode acabar comprando coisas das quais não precisa no momento ou em uma quantidade errada.
O mais correto, nesse sentido, é fazer uma lista de compras, podendo até já pensar nas marcas e produtos específicos que quer comprar.
Organize bem os itens em casa
Organizar seus produtos em casa de uma forma fácil de acessar e visualizar também ajuda a evitar desperdícios. Separe-os por categorias e ficará mais fácil verificar se você ainda tem algum deles em casa, por exemplo.
Dilua produtos concentrados
Existem alguns produtos que, por serem concentrados e terem maior eficácia, podem ser diluídos sem perder sua função. Assim, siga as instruções do fabricante nesse sentido para ter o produto por mais tempo e economizar.
Tenha uma rotina de limpeza
Você só limpa sua casa quando ela já está suja? Isso pode fazer com que você gaste mais produtos, pois vai ser mais difícil tirar todas as sujeiras e manchas. Ou seja, o mais adequado é ter uma rotina de limpeza para que nunca fique muito complicado de limpar nada.
Compre materiais duradouros
Por fim, quando se trata de produtos que devem durar por um tempo maior, como panos e vassouras, o importante é optar por bons materiais para não ter que comprar outro tão cedo. No caso dos panos de microfibra, por exemplo, e de vassouras de boa qualidade, eles podem até diminuir a necessidade de produtos químicos.