Se você é adepta de alguma atividade física, sabe como os cabelos ficam acabados no pós-treino, não é mesmo? Pois é! E isso acontece graças a transpiração. Como o suor é composto por sal, isso favorece o ressecamento dos fios.
Apesar de a situação assustar de início, não há o que temer. De acordo com a dermatologista Cintia Guedes, o ideal é manter uma rotina de cuidados antes, durante e depois dos exercícios. O primeiro deles é se exercitar de cabelo preso.
Mas apenas isso não é o suficiente, já que nem todo prendedor faz bem aos fios. “Prefira elásticos revestidos de tecido e sem partes metálicas, que danificam menos os fios”, diz a médica.
Evite também prender os cabelos muito forte. “A tração do cabelo durante os treinos pode levar à alopecia de tração, que é a perda dos fios principalmente na região frontal e lateral da cabeça”, explica a Dra. Cintia. Portanto, deixe o rabo de cavalo mais frouxo e se possível, pela menor quantidade de tempo possível.
Outra maneira de proteger as madeixas é justamente com a aplicação de leave-in ou óleo antes das atividades físicas. Esses produtos formam uma película ao redor dos fios, o que ajuda na manutenção da hidratação.
Agora e você pratica atividades ao ar livre, use protetor solar próprio para os fios. “Não se esqueça também de utilizar bonés ou chapéus e aplicar protetor solar no rosto e em todas as áreas expostas do corpo”, recomenda a dermatologista.
Se você pratica atividades na água, o ideal é molhar os fios antes de entrar na piscina. As cutículas dos cabelos se abrem e ficam encharcadas de água, assim não sobra espaço para que nada entre nos fios. “Isso contribui para a manutenção da cor dos cabelos, principalmente para quem tem cabelos tingidos e loiros”, diz. Opte também por aplicar algum creme antes de colocar a touca para esportes aquáticos.
Outras maneiras de proteger os cabelos do suor
Também é possível proteger seus cabelos do suor de dentro pra fora. Por isso, hidrate-se com a quantidade recomendada de água para seu organismo. “Consuma quantidades adequadas de água para ter um cabelo saudável”, diz Dra. Cintia.
Além disso, a recomendação da médica é de sempre lavar os cabelos após o treino. E essa dica vale tanto para quem treina de vez em quando, quanto para quem treina todos os dias. Afinal, esse não é um hábito prejudicial. Nesse sentido, evite também lavar as madeixas com água muito quente, tudo bem?
Agora quando o assunto é cabelo molhado, há uma série de recomendações. A primeira delas é não dormir assim, pois a prática favorece descamações e as infecções fúngicas. Evite prendê-los molhados também. “Os cabelos quando molhados ficam mais elásticos e podem se quebrar com mais facilidade”, explica.
Atente-se também a aplicação de produtos na raiz dos cabelos. Condicionadores, máscaras e cremes podem deixar seu cabelo mais oleoso, então a recomendação é de somente utilizar no comprimento dos fios.
Vale lembrar também que uma rotina de cronograma capilar vai fazer toda a diferença na hora de proteger seus cabelos do suor. “Gosto de personalizar uma rotina de cuidados, alternando produtos para hidratação, reparação e restauração dos fios”, destaca Dra. Cintia. Você também pode priorizar o uso de xampus adequados para o seu tipo de cabelo.
Dá para evitar o ressecamento dos fios evitando o uso excessivo de secadores e pranchas. Nesse caso, aplique sempre um protetor térmico com os cabelos ainda molhados. Por fim, consulte um dermatologista para verificar a saúde das suas madeixas, já que em alguns casos, pode ser necessária a reposição e manutenção das proteínas dos fios a fim de melhorar seu brilho e hidratação.