Atualmente, as conversas sobre autoestima, saúde e bem-estar estão no centro das discussões sobre autocuidado. Mas para realmente se sentir bem com o próprio corpo, seja ele mais curvilíneo, magro, ou com formas variadas, é fundamental ter atenção especial com a saúde.
Segundo a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, médica especialista em emagrecimento, o foco para se sentir bem com o próprio corpo é a saúde, não o peso, mesmo que seja comum associar à saúde à perda de peso ou ao controle estrito do corpo, mas saúde vai muito além de números na balança.
“Trata-se da combinação de sentimentos físicos, mentais e emocionais que envolvem a alimentação nutritiva, equilíbrio hormonal, atividade física prazerosa e, principalmente, um bom relacionamento com a comida e com a imagem corporal”, afirma a especialista.
Cuide de si mesma!
Para a nutricionista, cada corpo é único, assim como as necessidades nutricionais e de atividade física também são. Em vez de seguir padrões impostos, é importante focar em como o corpo funciona e o que ele precisa para ser saudável e vibrante, independentemente do tamanho ou formato.
“A nutrição é uma peça chave para promover a saúde em qualquer tipo de corpo e ao se alimentar com uma dieta rica em nutrientes e escutar o seu corpo, é possível ter mais energia, melhorar a digestão e ter um metabolismo saudável, sem a necessidade de regimes restritivos que acabam prejudicando a relação com a comida”, explica.
A médica ainda afirma que as curvas contam histórias – sejam elas genéticas, de fases da vida ou escolhas pessoais, é importante abraçar essa história e garantir que ela seja contada com saúde e autocompaixão. “Bem-estar e na aceitação, são uma nova perspectiva sobre o que realmente significa cuidar do corpo e ter saúde, indo além das fórmulas tradicionais de beleza e emagrecimento”, finaliza Ana Luisa Vilela.