Nesse período de férias escolares, esqueça um pouco os aparelhos eletrônicos e aproveite o tempo em casa com brincadeiras para crianças e toda família. De forma natural e gradativa, elas incentivam a imaginação e a socialização dos pequenos, sabia?
A antropóloga e educadora Adriana Friedmann salienta que alguns jogos são o canal que as crianças têm para se expressar, compreender o mundo, apreender os seus objetivos, espaços e interagir. Ou seja, é uma forma de se comunicar umas com as outras e ter diversidade de experiências, descobrir habilidades e potenciais.
Para tentar ajudar nessa missão, preparamos uma lista com 19 atividades que vão fortalecer os laços afetivos, além de promover um desenvolvimento saudável. Confira!
Brincadeiras para fazer com as crianças nas férias sem sair de casa
Imitando bichos
Essa é para quem é fã dos animais! Cada participante escolhe um bicho que será representado por todos na sequência. Quando o escolhido for o sapo, todos devem agachar e pular bem alto, por exemplo. Além de super divertido, é um ótimo estímulo para o desenvolvimento da coordenação motora e o domínio do próprio corpo.
Mímica
Uma das brincadeiras mais amada pelas crianças, né? Em dois times, um dos integrantes deve representar, sem falar, apenas com gestos, a palavra escolhida em um sorteio pelo grupo adversário. Coloque um tempo para que cada rodada seja feita e anote as pontuações.
Estátua
Coloque uma música que vocês gostem e dancem livremente. Em um determinado momento, pare o som. A ideia é que todos parem do jeito que estão e não podem se mexer até a música voltar. A brincadeira pode até parecer simples, mas o resultado é surpreendente.
Avião
Deite no chão, apoie seus pés na barriga da criança e a levante como um avião. Faça sons e movimentos similares ao voo de uma aeronave.
Massinha natural
Em uma vasilha grande, misture um copo de farinha de trigo, meio copo de sal e meio copo de água. Em seguida, junte tudo até atingir o ponto de massinha. Você pode também adicionar corante natural, pó de giz, glitter ou tinta para colorir.
Origamis
A arte de origem japonesa utiliza papel dobrado para representar formas e figuras, como um avião, um barco, um chapéu, ou outras figuras mais elaboradas. Além de diversão garantida, a atividade permite desenvolver a motricidade, as capacidades manuais e a concentração.
Caixa de papelão
Essa atividade vai trabalhar a autonomia e criatividade das crianças, já que o objeto simples pode virar uma casa, um fogão e até um carro. Pode despertar também o interesse de outras brincadeiras para crianças, como acampamento e circuito de obstáculos.
Papel machê
Em uma bacia coloque papel picado, água e cola — sempre dosando as quantidades para obter a consistência de uma massinha. Molde na forma desejada, que pode ser um objeto decorativo ou um utilitário, e deixe secar. Depois, pinte para finalizar.
Carimbo na batata
Corte uma batata crua no meio e, com a ajuda de uma faca, forme o desenho desejado em uma das metades. Ah, essa parte precisa ser realizada por um adulto, ok?! Em seguida, passe a tinta na batata e carimbe o papel.
Autorretrato
Além de estimular a criatividade das crianças, contribui para que elas se conheçam melhor. Uma construção da identidade própria que explora as diferenças e semelhanças entre cada um. O autorretrato revela características físicas e psicológicas da pessoa.
Acampamento
A ideia de dormir fora da cama pode ser enriquecedora para a criança. Caso não tenha uma cabana, monte uma usando apenas lençóis, travesseiros, cobertores e algum apoio, como cadeiras ou mesa. Decorem juntos a nova “casa” e preparem-se para dormir.
Bolinha de sabão
Essa é um clássico! Coloque em um recipiente fundo um copo de água e duas colheres de sopa de detergente. Mexa e assopre a mistura com um canudo. Se quiser bolhas maiores, basta assoprar devagar.
Caçada ao tesouro
Coloque algum presente, doce ou item especial escondido dentro de casa. Escreva pistas em alguns papéis e espalhe pelos cômodos. A primeira deve levar a segunda, que leva a terceira e assim sucessivamente até chegar ao prêmio.
Sombras
Desligue as luzes de um cômodo e ligue a lanterna do celular. Aponte a luz para uma parede e, em seguida, com as mãos, imite a silhueta de alguns animais. Quem acertar mais rápido, ganha!
Mestre mandou
Nomeie alguém para ser o mestre e essa pessoa terá que ordenar que os outros imitem um gesto, animal ou atividade. Para isso, ele diz: “o mestre mandou!” enquanto os demais respondem “fazer o quê?”. O participante que não seguir a regra ou errar estará eliminado.
Circuito com pista de obstáculos
Deixe as crianças criarem o seu próprio circuito em casa, usando sofás, almofadas, mesinhas e tudo que tiver disponível desde que não representarem perigo aos pequenos. Coloque uma música e passe pelo percurso de frente, de costas e pulando. Use a imaginação!
O chão é lava
Assim como o circuito de obstáculos, a ideia dessa atividade é incentivar a imaginação da criança. Quando todos estiverem reunidos na sala ou no quarto, espalhe alguns travesseiros, almofadas e lençóis. De repente, grite: “o chão é lava!”. Todos devem ficar em um local protegido. Quem cair, perde! É importante ressaltar com a criança que não se deve pular em vidros ou pontos altos.
Pescaria
Coloque em uma vasilha ou balde alguns clipes soltos. Dê a cada participante um cabide de arame ou utensílio com ponta curvada para cima. A proposta é pegar o maior número de clipes com o gancho, sem encostar as mãos.
Boliche
Encha algumas garrafas pet até a metade com água e organize-as em um ponto distante, como um corredor ou hall. Pegue uma bola e jogue-a em direção aos “pinos”. Vence quem derrubar mais em cada rodada.
Fonte: Adriana Friedmann, antropóloga e educadora.