O patchwork é uma técnica antiga que ganhou popularidade nos anos 70 e voltou a ocupar as passarelas no final do ano passado e início deste ano. O conceito surgiu da necessidade de aproveitar as sobras dos tecidos e, para isso, eram emendadas umas às outras. Você provavelmente já deve ter se deparado com o método em colchas de retalhos ou artesanatos, por exemplo.
Dessa vez, o patchwork invade o mundo da moda novamente a traz a proposta de sustentabilidade e consumo consciente aos looks. Isso porque a técnica faz parte do movimento upcycling, que propõe atribuir um novo propósito a materiais que seriam descartados. Dessa forma, é possível agregar valor tanto às sobras de tecido quanto às peças que você já não usa mais.
Entretanto, vale mencionar que roupas feitas a partir de tecidos novos, desenhadas exclusivamente para atender à indústria da moda, não se encaixam nesse propósito, certo?
As possibilidades para apostar na tendência são muitas e incluem aplicações de retalhos bicolores, estampados ou jeans. O resultado são peças vintage, sustentáveis e cheias de estilo. Confira as inspirações!
5 maneiras de apostar em peças patchwork no visual
Básico
Um dos estilos de patchwork que mais está bombando no momento são as peças lisas, que misturam diferentes tecidos, mas sem ousar nas combinações. É comum encontrar essa tendência em blusas, porém quando aplicada à saias, o resultado também fica incrível.
Estampado
Para quem procura por mais ousadia e não tem medo de chamar atenção, o patchwork estampado é a tendência ideal. Como o nome já indica, o conceito é definido pela combinação de diferentes estampas e em diferentes cores – como uma colcha de retalhos. Estilo na certa!
Jeans
Outra versão do patchwork que marcou forte presença nas passarelas da temporada foi a jeans. No geral, as peças são compostas a partir de diferentes lavagens ou cores de tecido. Para inovar, também vale misturar o jeans com estampas, como a de “vaquinha” – outra tendência.
Monocromático
Os looks monocromáticos fizeram a cabeça das fashionistas em 2020 e prometem não sair de moda tão cedo. Isso porque são práticos e, ao mesmo tempo, cheios de estilo. Quanto ao patchwork, vale apostar em retalhos de um mesmo tecido ou na combinação entre tonalidades semelhantes.
Xadrez
Apostar em peças xadrez não tem erro, né? Para sair do comum sem deixar a estampa “queridinha” de lado, você pode apostar na combinação da padronagem com outros tecidos, seguindo o estilo patchwork. Modelos oversized marcam presença nessa variação, trazendo um toque de streetstyle aos looks.
Dica extra: acessórios
Por ser uma tendência estilosa e sustentável, o patchwork também não ficaria de fora dos acessórios. A dica extra é investir em bolsas ou chapéus, que prometem transformar qualquer visual sem muito esforço.
Texto: Milena Garcia
Leia também:
- Tendências de moda 2021: descubra as peças que vão bombar neste ano
- Rosa chiclete: saiba como usar a cor queridinha de 2021 nos seus looks
- Parisiens in Paris: perfil reúne os looks mais estilosos dos parisienses