Amor e paixão: em relacionamentos amorosos, ambos os sentimentos devem caminhar de mãos dadas para que o casal tenha uma convivência gostosa e feliz. Mas algumas vezes isso não acontece e as pessoas se confundem ao pensar que estão amando, quando, na verdade, estão apaixonadas, ou vice-versa. Na obra Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas, o psiquiatra Augusto Cury diferencia estes dois sentimentos com algumas frases comparativas. Leia a matéria e, com base nos pensamentos de Cury, saiba se o que você sente é amor ou paixão!
Paixão: “agitada e agressiva”
Atração física e desejo inexplicáveis são algumas das características da paixão. Esta, que geralmente ocorre nos primeiros meses de namoro, é a fase das “borboletas no estômago”, quando os apaixonados vivem um mundo perfeito, mas ainda estão inseguros sobre suas futuras vontades. Para Augusto Cury, a paixão é um sentimento avassalador, que “flutua entre o céu e o inferno em instantes“.
Amor: “calmo e protetor”
A paixão é um sentimento devastador e diretamente relacionado ao sexo, mas no momento que evolui, é como uma flor desabrochando: é neste momento que o amor nasce. Segurança, serenidade e estabilidade são algumas das palavras que o define. Para Augusto Cury, quem ama “vive no terreno da confiabilidade”.
E você? Está apaixonada ou amando?
LEIA TAMBÉM:
- Numerologia: saiba mais sobre você e o par no amor
- Como cada signo encara uma paixão proibida
- Paixão blindada com o cara de cada signo