Notícias sobre crimes e violência contra homossexuais e transgêneros, infelizmente, não são raras. Essa intolerância à diversidade sexual parece estar enraizado na sociedade. Uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre a aceitação da diversidade sexual e de gênero apontou um dado alarmante: 87% dos alunos da instituição manifestam algum grau de preconceito.
Intolerância mapeada
Publicado na revista científica Sexuality Research and Social Policy, o estudo foi o primeiro em larga escala que mapeou este tipo de comportamento em uma universidade brasileira. Cerca de 30% do total de universitários – 8.184 indivíduos – participaram preenchendo um questionário sobre o tema. Apenas 12,17% dos alunos que participaram do estudo apresentaram preconceito mínimo.
Perfil do intolerante
O nível de intolerância variou de acordo com o curso e com o perfil do aluno: homens, heterossexuais, pessoas que declararam ter religião, acadêmicos das faculdades de ciências exatas e aqueles que vêm de cidades com menos de 100 mil habitantes responderam de forma mais intolerante.
LEIA TAMBÉM
- Como a psicologia ajuda em questões sobre sexualidade
- Conheça Alfred Kinsey, pioneiro no estudo sobre sexualidade
- Descubra sua identidade de gênero
Texto: Redação