A chegada do fim do ano marca o início do Advento, um período bastante importante no calendário religioso. Ele é celebrado por cristãos de todo o mundo e possui um enorme significado para os fiéis.
Abaixo, explicamos o que é e quando se comemora o Advento. Confira!
O que é o Advento?
A palavra “advento” vem do latim “adventus”, que significa “vinda” ou “chegada”. Na tradição cristã, o Advento é o período de preparação e expectativa para a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
O período também marca o início do calendário litúrgico católico, que este ano começará no dia 3 de dezembro. Nesse calendário, estão distribuídas as principais festas e tempos, como Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e Tempo Comum.
Quando se comemora?
O Advento é celebrado durante os quatro domingos que antecedem o Natal. O período é dividido em duas partes, sendo que a primeira, que vai até 16 de dezembro, é marcada pela espera alegre da segunda vinda de Jesus (a Parusia).
A segunda, que vai do dia 17 até o dia 24 de dezembro, se destaca pela recordação do nascimento de Jesus. O período é marcado por tradições que promovem a alegria e a esperança, como a coroa do Advento.
A coroa do Advento
A coroa do Advento é composta por quatro velas que representam os quatro domingos antes do Natal. O objeto tem origem em uma tradição pagã europeia, que consistia em acender velas durante o inverno para representar o fogo do Deus sol, para que voltasse com a sua luz e calor durante a estação.
De acordo com a tradição, a cada domingo, uma vela deve ser acesa, recordando a luz de Cristo. A Igreja geralmente utiliza três velas roxas e uma rosa. A cor roxa é a própria do Advento e recorda a vigilância na espera do Cristo que vem.
Já a vela rosa deve ser acesa no terceiro domingo do Advento e representa a alegria da chegada de Jesus.