Ouve-se falar muito que, antes de fazer exercícios, é importante se alongar. Afinal, isso melhora a flexibilidade do corpo, evitando dores e lesões. Porém, você sabia que os alongamentos não são benéficos apenas para quem realiza atividades físicas?
Isso mesmo! Até quem tem uma vida mais sedentária pode se beneficiar de alongamentos periódicos. “Antes de tudo, fazer alongamento é importante para dar uma pausa no trabalho, arejar a mente e, assim, conseguir manter a atenção e o foco”, conta Letícia Klimas, gerente técnica de ginástica da Bio Ritmo.
Além disso, a especialista explica que alongar o corpo ajuda a relaxar a musculatura e aumentar a circulação nas articulações. Isso é bom, inclusive, para quem passa grande parte do dia sentado na mesma posição.
Abaixo, a profissional lista 6 alongamentos que você pode fazer sem nem precisar sair de casa:
Costas, peitoral, braços e pernas
Primeiramente, fique de pé, flexione o quadril para frente e apoie as mãos em cima de alguma superfície fixa (pode ser uma mesa ou cadeira). Mantenha a coluna reta, jogando os glúteos para trás e o peitoral virado para o chão.
Lateral do pescoço
Esse pode ser feito de pé ou sentado, desde que seja com uma boa postura. Com o auxílio das mãos, puxe o pescoço para um lado e, depois, para o outro.
Posterior de coxa
Sente-se na ponta da cadeira, estique uma perna e incline o corpo para baixo, na direção da perna estendida. Mantenha o pé dessa perna apontado para cima. Vale apoiar as mãos nas coxas para ter mais equilíbrio, se precisar.
Peitoral e ombros
Sente-se na cadeira e incline ligeiramente o tronco para frente. Coloque os dois braços para trás e apoie as mãos na lateral da cadeira, com os cotovelos estendidos. Você vai sentir a musculatura do peitoral e a parte da frente dos ombros se alongando.
Pescoço
Sentado ou de pé, entrelace as mãos atrás da cabeça, apontando os cotovelos para frente. Flexione o pescoço até que o seu queixo toque o peito.
Lateral do corpo
Sentado e com o tronco ereto, estenda o cotovelo direito e eleve o braço por cima da cabeça, apontando para o lado esquerdo. Volte para a posição inicial e repita o movimento com o outro lado. Por fim, incline ligeiramente o corpo para o lado que o braço estiver apontando, sem perder a postura da coluna.
Fonte: SportLife e Saúde em Dia